Diário de uma criada de quarto

Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!

Diário de uma criada de quarto
Autor(a)
Octave Mirbeau
Género Literário
Romance
Humor
Sinopse

Diário de uma criada de quarto em francês Le Journal d'une femme de chambre é um romance do jornalista, panfletário, crítico de arte, romancista e autor dramático francês Octave Mirbeau, publicado em 1900, durante o Caso Dreyfus.

Retrato fiel da época, o romance conta a história de
Celestine, criada de quarto atraente e autora muito lúcida do diário.

É uma obra em que o espírito de observação de Mirbeau se patenteia em toda a sua pujança e em que se digladiam os elementos de duas classes que se odeiam e desprezam mutuamente, embora dependam diariamente uma da outra e não se possam dissociar sem que ambos os lados saiam perdendo. De um lado, a alta burguesia triunfante, volúvel. arrogante e corrupta; do outro, a criadagem explorada, tratada desdenhosamente, cuja condição humana quase sempre se nega, e que, vítima da engrenagem social que a marginaliza e esmaga, recorre para sobreviver a todas as artimanhas com que os fracos se vingam dos poderosos: a crítica mordaz, a difamação sub-reptícia, a velhacaria, a insolência e até o roubo.

Celestine, a autora do diário, representa de forma magistral o produto acabado dessa sociedade, a criada galante e sem preconceitos morais que caminha na vida cheia de cinismo. Se tornando a vítima de uns e o algoz de outros, perdeu totalmente
a noção do bem e do mal.

Octave Mirbeau, estigmatiza a escravidão dos tempos modernos, a domesticidade, e exibe os segredos repugnantes da burguesia. Antes de Jean-Paul Sartre, ele suscita angústia existencial e náusea!

Idioma
Português
Preço
8.00€
Estado do livro
Bom
Portes Incluídos
Quero comprar
Sobre o/a vendedor/a

silverblaze

Tempo de resposta: 12-24 horas

Métodos de pagamento: MBWay e Transferência Bancária