Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Em 2013, Edward Snowden, aos 29 anos, surpreendeu o mundo quando trouxe à luz alguns dos segredos mais bem guardados da Inteligência americana, a deriva autoritária do Estado e a sua compilação, categorização e uso indiscriminado da informação privada dos cidadãos, incluindo chefes de Estado e de governo.
Em Vigilância Massiva, Registo Permanente, Edward Snowden conta porque o fez, como ajudou a construir o sistema de vigilância massiva e a crise de consciência que o levou a contar tudo e a pôr em xeque o sistema. Em consequência iniciou-se uma caça e captura internacional que ainda hoje se mantém.
Desde a infância, como filho de leais servidores do Estado, até ao seu trabalho em destinos secretos da CIA e da NSA, um protagonista fascinante, engenhoso e com uma mente prodigiosa, transformado ao longo da vida em soldado, analista de Inteligência, agente da CIA e, já no exílio, em ativista na defesa do direito à privacidade.
Este livro denuncia a colaboração entre a espionagem e as grandes multinacionais da era digital, que mostra como somos vigiados e se vende a nossa informação pessoal. Porque, como avisa, «a luta pelo direito à intimidade é a nova luta pela nossa liberdade». «Dizer que não quer saber da sua privacidade porque não tem nada a esconder não é diferente de dizer que não quer saber da liberdade de expressão porque não tem nada a dizer. […] O facto de esta ou aquela liberdade não terem significado para si neste momento não quer dizer que não venha a tê-lo amanhã.»