Este livro está na lista de favoritos de 1 utilizadores.
Título : A República e os Judeus
Autor: Jorge Martins
Género : História
Editora: Nova Vega
Páginas: 212
Dimensões : 19,5 X 13 X 1.4
Encadernação : Capa Mole.
Estado : Livro Manuseado [*]
[*] -> Fruto de excedentes de stock ou de devoluções das livrarias para as editoras, cujo estado imaculado constituem uma excelente oportunidade para o leitor a preços muito vantajosos.
Preço: 10€
Sinopse : « O processo de emancipação dos judeus portugueses foi longo e difícil. Se Pombal manietou a Inquisição no últi-mo quartel do século XVIII, os liberais vintistas extir-param-na definitivamente e a República reabilitou e legalizou as comunidades judaicas. A lei da Separação da Igreja e do Estado e a Constituição de 1911 criaram um novo paradigma religioso, que proporcionou ao ju-daísmo uma verdadeira liberdade de culto, como nunca acontecera em quase oito séculos de existência do Reino. As duas maiores comunidades judaicas foram legaliza-das em 1912 (Lisboa) e 1923 (Porto), em plena Repú-blica. Os republicanos no poder não se limitaram a des-culpabilizar-se pelos quase três séculos de discrimina-ção, antes chamaram alguns judeus, desde a primeira hora, para colaborarem na obra do novo regime. No lado oposto do projecto republicano, os anti-semitas fizeram tudo o que puderam para denegrir a República. No fundo, o anti-semitismo foi, para os integralistas, essencialmente um pretexto para combater a República. E a República respondeu-lhes com a legalização e a dignificação dos nossos judeus, situação que não mais voltaria a retroce-der e se reforçaria após o 25 de Abril de 1974, com a Constituição de 1976 e a Lei da Liberdade Religiosa, de 2001.»
Sobre o Autor:
Jorge Martins é doutorado em História Contemporânea pela Faculdade de Letras de Lisboa (2006) e professor de História desde 1978. Pertence ao quadro da Escola Secundária Braamcamp Freire, Pontinha, é professor convidado do Instituto Superior de Ciências Educativas - Odivelas e investigador do Centro de Estudos de História Contemporânea Portuguesa do ISCTE - Lisboa. Tem exercido atividade de formador em centros de formação de professores e é autor de manuais escolares, obras de ficção e ensaio, designadamente, sobre história contemporânea, história local e estudos judaicos. É autor dos três volumes de Portugal e os Judeus, também publicados sob a chancela Vega.
PORTES GRATUITOS