FRAGMENTOS do meu pensar

Clica na imagem para veres mais fotos do livro.

Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!

FRAGMENTOS do meu pensar
Autor(a)
Rui Serra
Editora
Sinapis Editores
Género Literário
Poesia
Sinopse

Fragmentos do meu pensar reúne cem poemas de extensão variável. Alguns deles são numerados: 001… 012, treze, 014, 015; outros, porém, têm sugestivos títulos como “Lírios pretos”, “Semeador de chumbo”, “A insónia é um dom”, “Lua de sangue”, “Palavras feias”, “Nascimento da loucura”, “A minha mente está fora de controlo” e “(In)sanidade”. Os dois últimos em que há uma clara associação do ato criativo a demência. “É por ser mais poeta que gente que sou louco?”, interrogava-se Fernando Pessoa.

Neste conjunto de poemas, de versos em geral curtos que alternam com outros mais longos, segundo os limites do sentido, os leitores podem descobrir o “eu” do poeta que, em “Passeio do poeta”, o poema mais curto, vai “nostálgico/ por entre nuvens de abetos”. O mesmo “eu” que, no poema “Cadernos”, afirma “por detrás das metáforas que o lápis traça na minha mão/ vivo e cresço”.

Jorge Semprun dizia que “há coisas que só se podem escrever quando já não dói", mas o autor de Fragmentos do meu pensar escreve sobre o que sente e o que sofre em poemas como “Segredos”, “Palavras suspensas no tempo” e “Introspeção”. Noutros, trata da realidade e contradições da vida, do amor, das paixões, dos nobres sentimentos e dos seus contrários, em suma, do mistério de viver.

É no poema “Escrever” que o poeta explica porque escreve, como escreve e para quem escreve: Escrevo/ letras/ palavras/ frases/ com o sangue que me alimenta/ tentativas frustradas de versar/ dançam nesta singela folha/ onde a criatividade está ausente,/ na poesia sou apenas um trolha/ decidi escrever, escrever, escrever/ sobre o quê, nunca me apercebi/ até ao dia, ao momento/ em que decidi escrever para ti/ e escrevi/ letras/ palavras/ frases/ sobre o amor que existe em mim”. Está tudo dito. O amor é, pois, o leitmotiv da maior parte dos poemas de Fragmentos do meu pensar. O amor que, segundo Hélia Correia, Fenda Erótica: “é uma coisa rara, difícil de encontrar; e que só aparece, por acaso, e uma vez por século, se tanto, como outros fenómenos igualmente inexplicáveis, aqueles de elevar-se alguém nos ares ou de um analfabeto citar Cícero em correto latim”.

Agora, tem a palavra o leitor. É do leitor a liberdade de valorizar este ou aquele segmento à luz de uma visão de conjunto. Pode saborear as palavras, ponderando a distância que vai do significante ao significado, da presença à ausência. E estabelecer conexões com os elementos extratextuais. Ler é compreender, na conceção de Julia Kristeva, por isso há tantas leituras quantos os leitores. Boa leitura.

Idioma
Português
Preço
4.50€
Estado do livro
Livro como novo de Rui Serra
Contém selo branco de posse.
Portes Incluídos
Possibilidade de entrega em mãos: Fafe
Quero comprar
Sobre o/a vendedor/a

Talc23

Tempo de resposta: Até 12 horas