Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Pais e professores estão em constante comunicação/interacção através do filho/aluno (elemento go-between). Tal ocorre independentemente da sua vontade ou intenção e afecta, sobremaneira, o desempenho escolar e o desenvolvimento da criança ou jovem.
No caso de alunos com necessidades educativas especiais essa relação não sendo radicalmente diferente assume contornos específicos. Uma criança diferente adquire para os vários elementos envolvidos um significado (sinónimo de incapacidade, infantilidade, fatilidade...), cria problemas na vida do dia-a-dia, exige uma readequação de expectativas.
Se os objectivos educativos de pais e professores não se conciliam, ou seja, se não adquirem alguma sobreposição, o aluno/filho sentir-se-á num conflito de lealdade. Sem saber para que lado pender, o mais natural será que fique preso nessa armadilha e o seu desenvolvimento ocorra de forma mais lenta. Se os objectivos se conciliarem e se adaptarem às capacidades dessa criança/jovem, ela poderá crescer e evoluir dentro das suas potencialidades.