Este livro está na lista de favoritos de 1 utilizadores.
Jane Austen (1775-1817), célebre escritora inglesa que em tempo de vida apenas viu quatro das suas obras publicadas e, mesmo assim, anonimamente, é conhecida por ser a autora de Sensibilidade e bom Senso e de Orgulho e Preconceito. Mas, na realidade, é com Amor e Amizade que inicia a sua carreira aos 15 anos de idade.
Obra que trata dos amores de raparigas adolescentes, divide-se em duas novelas epistolares e em cinco contos em forma de carta. Um dos grandes méritos desta obra é a sua atualidade. Jovens preocupadas exclusivamente com coisas de jovens — iguais às jovens que conhecemos hoje —, monstros de hipocrisia enquanto fazem de tudo para serem boas — amuam, acusam, perdoam, choram, escarnecem, desmaiam, gritam de prazer ou de ultraje, seduzem e rejeitam, são bondosas e cruéis, intuitivas e, contudo, obtusas.
Hoje em dia, usam os telemóveis para viverem a excitação do momento; há dois séculos contentavam-se em escrever cartas. Mais uma vez, Jane Austen demonstra a sua superior capacidade de observação, sendo que quando escreveu Amor e Amizade estava, ela própria, na adolescência.