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Um Escutismo para a natureza e o ambiente. O livro destina-se aos chefes de escuteiros de todo o mundo. Apresenta aspetos do pensamento escutista e também diferentes pontos de vista sobre a educação para o desenvolvimento e ambiente, num único texto.
O relatório Delors para a UNESCO considera que, além do tradicional aprender a conhecer, a educação deve contribuir também para o desenvolvimento integral das crianças e jovens durante o seu percurso escolar através daquilo que designa por mais três pilares: aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. Efectivamente estas três dimensões da educação têm sido secundarizadas na acção educativa, embora sobretudo no movimento da Escola Nova se tenha alargado a educação a esta dimensões. No entanto a escola tem tido muita dificuldade em sair do transmitir conhecimentos. O escutismo nasceu no auge das utopias da Escola Nova e a pedagogia escutista perdurou até hoje, tendo-se desenvolvido ao longo de um século tornando-se o mais difundido e o maior movimento educativo extraescolar de crianças e jovens em todo o mundo em mais de 200 países. Pretende-se analisar a pedagogia escutista na óptica da «educação um tesouro a descobrir», como se diz no Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI.