Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Situada na Checoslováquia, no cimo de uma colina, a Casa Landauer é uma maravilha de aço, vidro e ónix, construída especialmente para os recém-casados Viktor e Liesel Landauer, um judeu e uma gentia. Mas a rectidão resplandecente dos anos 30 que a casa, com a sua invulgar Sala de Vidro, parece emanar, rapidamente perde o brilho à medida que se congregam as nuvens de tempestade da II Guerra Mundial, e a família acaba por ter de partir, acompanhada pela amante de Viktor e a filha desta.
Porém, a história da casa está longe de chegar ao fim e, à medida que esta vai passando de mão em mão, dos Checos para os Russos, o melhor e o pior da história da Europa Central é de certa forma encarnado e talvez encorajado pelas belas e austeras superfícies e pelos planos tão cuidadosamente concebidos, até que os eventos completam o círculo da narrativa.
“[A Sala de Vidro é] de uma beleza e simetria extraordinárias[…] um romance de ideias, mas extraordinariamente impulsionado pelo enredo e caracterizado por uma simplicidade narrativa quase onírica[…] há momentos ocasionais de esplendor revelador[…]"
The Guardian
“Um romance fascinante sobre modernismo, arquitectura e a Europa do século XX. Uma história tão arrebatadora como o edifício em que se desenrola […] A Sala de Vidro é verdadeiramente aprazível de ler.”
Sunday Telegraph
“Mawer é um escritor talentoso e convincente. Em especial, evoca com habilidade as proporções e o ambiente da Casa Landauer.”
The Times Literary Suplement
“Excitante, profundamente tocante e maravilhoso no seu todo.”
Daily Mail