Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Auto da Índia, Gil Vicente (Edição didática)
de Mário Fiúza
Edição de Porto Editora, Lda., Porto, na sua 2. Edição, de 15000 exemplares, de 1979, com 111 páginas.
Edição didática de Mário Fiúza, cujo texto segue de perto a compilação de 1562.
A Coleção Edições Didáticas visa apresentar edições cuidadas, ao nível do texto em estudo e do texto de suporte, de obras fundamentais da Literatura Portuguesa.
Com esta coleção pretende-se auxiliar na leitura e interpretação de textos literários cuja compreensão não é, muitas vezes, imediata, devido às circunstâncias em que foram produzidos ou simplesmente a especificidades decorrentes da sua própria natureza.
Contempla:
- O prefácio redigido por Mário Fiúza e no qual apresenta as orientações que presidiram à edição do Auto da Índia.
- O texto integral de Gil Vicente tal como Mário Fiúza o disponibilizou, o que quer dizer que respeitámos e preservámos a atualização ortográfica então feita, assim como preservámos as anotações e os comentários da autoria de Mário Fiúza. O texto vicentino é acompanhado de pistas de leitura - Para refletir.
- Um estudo que abarca aspetos tão diversos como, por exemplo, a vida e a obra de Gil Vicente, o seu tempo, a classificação da peça, a sua estrutura externa e interna, o tempo, o espaço cénico, a caracterização das personagens, os tipos de cómico, a linguagem, entre outros. Esse estudo, igualmente da autoria de Mário Fiúza, sofreu, contudo, algumas alterações e acrescentos.
- Um glossário que compila, por ordem alfabética, todos os vocábulos referenciados nas notas à didascália e ao texto.
No final, é ainda possível encontrar propostas de atividades de escrita e algumas questões,(Para aprofundar) que permitem uma reflexão mais acurada sobre a obra em causa.
Vender com a intenção de tirar alguma biblioteca relida de casa.