Esta noite sonhei com Brueghel

Este livro está na lista de favoritos de 1 utilizadores.

Esta noite sonhei com Brueghel
Autor(a)
Fernanda Botelho
Editora
Círculo de Leitores
Género Literário
Romance
Sinopse

Maria Fernanda Botelho de Faria e Castro (1926-2007) foi uma das grandes escritoras portuguesas do seculo XX, com assinalável obra poética e ficcional. A originalidade da sua escrita na construção das narrativas, com apurado sentido do dramático, o perfil denso das suas personagens – com notório destaque para as femininas – e uma atenção muito peculiar aos detalhes e subtilezas, tornam o universo sobre o qual escreve sempre fascinante.

Prémio da Crítica da Associação Portuguesa de Críticos Literários em 1987, “Esta Noite Sonhei com Brueghel” é uma das obras ficcionais de Fernanda Botelho que faz um subtil e sofisticado retrato português. Um livro cheio de analogias com o universo temático da pintura do excepcional artista flamengo do século XVI, onde Brueghel surge como o fio condutor num labirinto desesperançado – de personagens, de vozes, de situações, de circunstâncias e de tempos. O pintor é uma espécie de companheiro mental da personagem principal (Luisa, que escreve a sua autobiografia) e os elementos das suas telas servem para a compreensão da multiplicidade de situações vividas e partilhadas por ela na complexa estrutura narrativa deste livro.

Pieter  Brueghel  parece representar, por um lado, a ligação de Luisa com a mãe flamenga e preenche, por outro, a deriva imaginativa e onírica da personagem pelas telas do artista que interpela e pelas quais é permanentemente interpelada:  (…) quando Brueghel se esforçava em vão por me reencontrar e comigo percorrer os séculos de retorno, até coincidirmos”. “Conheceste-o porventura Brueghel?(…) Estás a ver Brueghel?(…) E aqui estou eu, Brueghel,  eu humilde descendente tua e do avô Damião (de Góis) à procura da pátria nos quadros que me devolvam a imagem da flamenga-minha-mãe (…)”.

O uso da primeira e da terceira pessoa na mesma narrativa, em alternância constante e com uma mestria invulgar, “comandados ambos pela autora que a tudo preside (…)”, não permite qualquer desatenção por parte do leitor, que se mantém atento e interessado nos vórtices do enredo .

Há uma catarse em tudo o que Fernanda Botelho escreve e que, erroneamente, parece poder perder-se na frivolidade das situações de convívio social e no carácter superficial e até libertino de certas personagens. Mas não se engane o leitor, estes diálogos encerram “as armadilhas da verdade simuladas pela ficção” na procura permanente do auto-conhecimento de Luisa em busca de si, talvez um dos livros mais emblemáticos da obra da autora.

 

Idioma
Português
Preço
9.00€
Estado do livro
Bom
Portes Incluídos
Quero comprar
Sobre o/a vendedor/a

Thor46

Tempo de resposta: Até 12 horas

Métodos de pagamento: MBway, Transferência bancária