As seitas

Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!

As seitas
Autor(a)
João Guedes
Editora
Livros do Oriente 1991
Género Literário
Histórico
Sinopse

"As seitas tiveram sempre uma importância histórica muito grande", nota João Guedes, salientando que as tríades foram responsáveis pelo derrube de governos na China.

Há quem situe o nascimento das tríades no ano 32 A.C., mas João Guedes prefere falar no "início da nossa era", quando surgiu a seita "Sobrancelhas Vermelhas".

Em Macau, segundo o mesmo especialista, as seitas fizeram-se sentir em 1849, quando membros do grupo "Anciãos" executaram o governador Ferreira do Amaral perto da fronteira da Porta do Cerco.

A partir de 1850, as seitas constituíram parte importante da pirataria no delta do rio das Pérolas, onde se situa Macau, e no início do século o problema assumiu uma dimensão grave com o ataque ao vapor "Sui Han", que fazia ligações entre Cantão, Hong Kong e o território.

Em 1910, a marinha portuguesa efectuou uma operação de grande envergadura de combate à pirataria, com o bombardeamento da vila de Coloane, e, curiosamente, entre os piratas mais famosos dos anos 20 e 30 surge o nome de uma mulher, Lai Soi Chan.

A 14K, segundo João Guedes, surgiu de uma associação secreta criada pelo general Kot Siu Wong para combater a infiltração de comunistas no Kuomintang, o partido nacionalista chinês, de Chiang Kai-shek, que derrubou a dinastia Manchu, em 1912.

Com a vitória do Partido Comunista na guerra civil e a consequente proclamação da República Popular da China, em 1949, por Mao Zedong, as forças do Kuomintang refugiaram-se na ilha de Taiwan - ainda hoje reclamada por Pequim -, mas o general Kot fugiu para Hong Kong, onde a sua organização secreta deu origem à 14K.

Kot acabou por ser preso pelos ingleses, mas os seus homens continuaram activos e, face à ausência de objectivos políticos, enveredaram pelo crime e estenderam posteriormente as suas operações a Macau e ao sul da China.

Além da 14K, são actualmente referenciadas em Macau as seitas Son I On, originária de Hong Kong, e a Gasosa, criada num restaurante da ilha da Taipa nos anos 50.

Em Macau, tem actuado também a seita "Grande Círculo", ou "Tai Yiun" (assim chamada por desenvolver a sua actividade num círculo em torno de Cantão), que foi responsável pelo assalto a um carro blindado de transporte de dinheiro no hotel Lisboa, em 1979, naquela que foi a grande acção de uma seita antes da recente violência no território.

 

Idioma
Português
Preço
12.00€
Estado do livro
Livro em bom estado
Portes Incluídos
Possibilidade de entrega em mãos: Mercado de Sapadores
Quero comprar
Sobre o/a vendedor/a

Um totalitário…

Métodos de pagamento: Transferência bancária