Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Como novo.
Revista Republicana publicada entre 10 de Fevereiro e 29 de Setembro de 1910.
Director: António José D´Almeida.
Summario:
Alma Nacional - António José D´Almeida;
No Sacré-Coeur de Paris em 1888 - Guerra Junqueiro;
Coalisões - Basílio Telles;
Comentários;
Opiniões e Depoimentos.
1.ª edição
Abreu Editores, 2010.
A revista republicana Alma Nacional surge em Fevereiro de 1910, sob a direcção de António José de Almeida. Teve 34 números e foi editada semanalmente até 29 de Setembro de 1910, a 7 dias da revolução de Outubro.
Propunha o director que a revista fosse a “crónica severa, e ao mesmo tempo agitada, da nossa vida e a precursora da pátria nova; (…) uma revista patriótica e um órgão de solidariedade universal, (…) arma de combate contra a monarquia, elemento de educação para o povo e instrumento de propaganda nacional, (…) Não será uma obra truculenta, mas um grito de indignação e de revolta (…) será a revista de todos, da plebe, dos trabalhadores, dos oprimidos de hoje.”»; (…) «urge uma nova religião e um novo altar, um credo e uma fé republicana, um grande credo humanista que possa secularizar o cristianismo. Assim, o partido republicano tem de abalar o arcaboiço da sociedade velha…destruir o regime, deitar abaixo a monarquia, o Portugal brigantino, afastar o entulho monárquico, o guano clerical, os quatro séculos de jesuitismo.»
Segundo Daniel Pires: “Revista republicana que veio a lume no limiar do 5 de Outubro, constitui um repositório marcante da sociedade que antecedeu à implantação da república. (...) é predominantemente política e social. Preocupa-se com alguns temas que são pedra de toque da imprensa anarquista da época: libertação da mulher, o casamento burguês, a sexualidade, o feminismo, a educação do povo. Apresenta, porém, textos literários e artísticos.(...)
São colaboradores:
Tomás da Fonseca, Aquilino Ribeiro, Bazilio Telles, Teixeira de Queiroz, Teófilo Braga, Guerra Junqueiro, Raul Proença, etc.
Vilela, Mário, Alma Nacional.
Capa dura, ilustrado nas páginas centrais, 548 páginas, 30 x 21,5 cm.
"Alma Nacional - Revista Republicana".