Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
J. Carvalho Branco - Editor, reserva todos os direitos para Portugal e Províncias Ultramarinas - 1966.
Josué Apolônio de Castro (Recife, 5 de setembro de 1908 - Paris, 24 de setembro de 1973), mais conhecido como Josué de Castro, foi um influente médico, nutrólogo, professor, geógrafo, cientista social, político, escritor e activista brasileiro do combate à fome. Destacou-se no cenário brasileiro e internacional não só pelos seus trabalhos ecológicos sobre o problema da fome no mundo, mas também no plano político em vários organismos internacionais.
Partindo de sua experiência pessoal no Nordeste brasileiro, publicou uma extensa obra que inclui: Geografia da fome, Geopolítica da fome, Sete palmos de terra e um caixão e Homens e caranguejos. Exerceu a Presidência do Conselho Executivo da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), e foi também Embaixador brasileiro junto à Organização das Nações Unidas (ONU).
Se hoje se fala de "Países Menos Avançados" depois de se ter falado de "Países em vias de desenvolvimento", para abandonar a ideia de subdesenvolvimento, no tempo não distante de Josué de Castro podia ainda dizer-se, sem ser acusado de arcaísmo conceptual: " o subdesenvolvimento não é ausência de desenvolvimento mal conduzido. É a concentração abusiva de riqueza (...) que foi o fator determinante do subdesenvolvimento de uma grande parte do mundo".
Brasília Editora.
Capa mole, ilustrado, 418 páginas.
"Geografia da Fome", por Josué de Castro.