Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
GEOPOLÍTICA DA JUVENTUDE
Se o "momento 68" constituiu uma grade de leitura na origem da imagem mítica do "jovem envolvido", as mobilizações atuais da juventude assumem formas diferentes, entre incertezas futuras e lutas no presente. Num contexto de globalização, as Primaveras Árabes, as mobilizações LGBTQIA+, os movimentos Fridays for Future ou de defesa das condições de estudo testemunham uma dinâmica plural.
Paralelamente, o envolvimento dos jovens tornou-se uma preocupação para os poderes públicos, levando à criação de uma diversidade de dispositivos destinados a favorecê-lo.
Por meio de inúmeros exemplos, Valérie Becquet e Paolo Stuppia analisam esses mecanismos e, assim, traçam uma geopolítica da juventude atual.
Valérie Becquet é socióloga, professora universitária na Cergy Paris Université, membro do laboratório Escola, Mutações, Aprendizagens (EMA), especialista no engajamento dos jovens.
Paolo Stuppia é sociólogo, membro do Centro Europeu de Sociologia e Ciência Política da Universidade Paris 1 Panthéon Sorbonne (CESSP), especialista em movimentos sociais.