Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
CAPITALISMO - CATOLICISMO -PROTESTANTISMO –
Amintore Fanfani
Tradução: Osvaldo de Aguiar
Editorial ASTER
Biblioteca do pensamento católico
Páginas: 242
Dimensões: 230x150 mm
Peso:405
IS 1543325890
PREÇO:16.00€
CAPITALISMO, CATOLICISMO, PROTESTANTISMO
Amintore Fanfani, Professor da Universidade de Roma, antigo Presidente do Conselho do governo italiano, Secretário Geral da Democracia Cristä, ensaia nesta obra um estudo comparativo da génese do capitalismo nos países de formação católica e protestante.
Depois de definir as características do capitalismo e abordar as suas ori-
gens, procura analisar a problemática desta doutrina económica à luz da consciência religiosa. Essa análise, no seu momento culminante, leva-o a mostrar--nos o grande abismo que separa o ideal católico da conduta dos agentes da economia capitalista.
O capitalista, ao visar o lucro máximo, esquece a natureza social da riqueza, passa a considerar os seus assalariados únicamente como factores de produção, aplica-lhes também o princípio da economia dos meios. Para garantir a estabilidade dos seus planos, não hesitará em pregar a não intervenção do Estado o liberalismo, a ruptura entre a religião e a vida - o laicismo, o trabalho como mero elemento de produção nas suas derradeiras consequências, o comunismo. Toda uma estrutura da civilização, todo um regime de governo dos povos, todo um sistema de moral convencional se instaura a partir daí. Anterior à Reforma, o capitalismo vai haurir nas posições de Lutero e de Calvino novas forças e novas ambições.
Obra amplamente comentada por quantos se têm dedicado ao problema, traduzida nos países de língua anglo-xaxónica, onde chegou a inspirar pensadores como Laski, as suas páginas serenas constituem uma sugestiva porta aberta sobre questões que urge esclarecer
dia 0 Um frémito de renovação dos ideais sociais percorre hoje em mundo inteiro, e, no meio de muita desorientação, parecem faltar às vezes as traves mestras em que assentar o edifício. A génese histórica do capitalismo lança abundante luz sobre o critério a seguir. Porque, assim como foi possível plasmar um sistema inteiro a partir de um punhado de homens que forçaram as consciências, as leis e as instituições, do mesmo modo é possível hoje iniciar uma nova fase de justiça e de caridade a partir de homens responsáveis, servos de um idealismo tão humano como divino, que removam com a energia daqueles, em sentido oposto, os obstáculos secularmente enraizados nas nações e nas sociedades. Esta obra de Fanfani, lúcida e objectiva, esconde nas suas páginas uma mensagem de esperança.