COIMBRA NA ÉPOCA MODERNA , a Universidade e a sua História –

Clica na imagem para veres mais fotos do livro.

Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!

COIMBRA NA ÉPOCA MODERNA , a Universidade e a sua História –
Autor(a)
Mário Nunes e António Leite da Costa - (Coordenação)
Editora
Câmara Municipal de Coimbra
Género Literário
Autores Portugueses
Desenvolvimento pessoal
Histórico
Não ficção
Outro
Sinopse

COIMBRA NA ÉPOCA MODERNA , a Universidade e a sua História –

Edição: Câmara Municipal de Coimbra, Departamento de Cultura, Gabinete de Arqueologia, Arte e História

Coordenação: Mário Nunes e António Leite da Costa

Texto: Isabel Nogueira Raquel Romero Magalhães

Colaboração: Carmen Pereira

Prefácio : Mário Nunes

Ano - 2009

ISBN:9789898039156

Páginas: 240

Dimensões: 240x170 mm

Peso: 778

 

Excelente edição em papel couché, em muito bom estado, sem marcas de manuseamento. Tem uma dedicatória e carimbo de oferta da Câmara Municipal de Coimbra

 

PREÇO: 26.00€

PORTES DE ENVIO PARA PORTUGAL INCLUÍDOS, em Correio Normal/Editorial, válido enquanto esta modalidade for acessível a particulares.

Envio em Correio Registado acresce a taxa em vigor.

 

 

 

 

 

 

 

 

PREFÁCIO

 

A colecção "Coimbra-Património recolhe mais um importante contributo para a (re) descoberta da História de Coimbra e das suas múltiplas valências, ao equacionar nas suas páginas a importância da Universidade e dos seus beneficios e consequências, permitindo uma melhor compreensão da cidade do século XXI.

 

Ao longo das páginas, bem ilustradas com fotos expressivas do período que abrange este volume, volume 14.9 da colecção e 2. da História citadina, que continua o primeiro "Coimbra: das origens a finais da Idade Média", o leitor depara com um conteúdo repleto de momentos e acontecimentos que contribuíram, decisivamente, para a afirmação nacional e mundial da cidade e para o seu desenvolvimento. Nele se plasmam os mais variados e importantes valores -humanos, sociais, culturais, económicos, religiosos e científicos que ajudaram ao progresso e à consolidação de ideias, de projectos, de empreendimentos e de grandezas impares (algumas únicas) e que chegaram aos nossos dias.

 

As historiadoras, Dr.as Isabel Nogueira e Raquel Romero Magalhães, e a antropóloga, Dr. Carmen Pereira, devotaram-se à causa em referência, com o entusiasmo, o empenho e a dedicação que colocaram na elaboração do primeiro livro- Permaneceram, assim, as capacidades e qualidades intelectuais das responsáveis pelo texto, bem acentuadas no sentido crítico, na pesquisa, na análise e na interpretação das fontes escritas, electrónicas e orais que possibilitaram elaborar esta obra de indiscutível interesse e de reveladora manifestação do talento das autoras,

 

Desdobram-se no cerne do livro os diferentes fenómenos e os múltiplos movimentos e acções que fizeram da cidade aquilo que, actualmente, a legitima grandiosa perante o país e o mundo. Um estudo que fora os princípios norteadores do anterior volume sobre o tema, sustentando-se na dinâmica espacial, económica, social, cultural, artística cientifica, que insere Coimbra, como referem as autoras, "num conto mais amplo... sem ignorar a complexidade dos assuntos", e tendo Apreço distinguir o fundamental do acessório.

 

 

Sob o título "Coimbra na Época Moderna, a Universidade e a sua historia, este trabalho transporta o leitor desde o século XVI, ponto de partida do período deste estudo, até ao século XXI, pretendendo compreender a evolução da cidade na Época Moderna, quando se efectivou a mudança definitiva da Universidade para a urbe mondeguina (1537), e as transformações e progresso que à Instituição motivou, tanto a nível urbanístico como económico, social e cultural. Um longo periodo de quase cinco séculos, que "mexeu" numa cidade medieval que vivia, então, agarrada a "velhos hábitos ancestrais.

 

Neste entendimento, as autoras do texto seleccionaram, entre a abundante documentação e trabalhos publicados, que se semeiam pelos mais diversos arquivos, bibliotecas, museus, casas particulares, instituições civis e religiosas, o acervo que contabiliza as grandes linhas do conhecimento da urbe e as principais questões da história citadina e da Universidade, enquadrando-o no tempo histórico deste trabalho e quando surgiram, acompanhando-o até à actualidade e dando-lhe a "vida" que precisava para se compreender a cidade dos nossos dias.

 

 

Neste separar do trigo do jolo, isto é, do imprescindível e marcante e do acessório e sem consequências decisivas no presente (de então) e do futuro (hoje) até aos inícios do século XXI, procuraram compreender Coimbra, a cidade universitária mais importante do país, como contribuiu, durante séculos, para a "produção" de diversas elites dirigentes, como possibilitou a formação de agentes políticos e de quadros burocráticos responsáveis pela administração e gestão de Portugal, e como contabilizou, por seu intermédio, um tão extraordinário património histórico e monumental, que associa à sua existência um impressionante e importante imaginário prenhe em vivências e tradições, que se transmitiram de geração em geração e continuam activos.

 

O livro divide-se em três capítulos que se interligam e que oferecem um corolário de manifesto pendor histórico/cultural: Coimbra dos séculos XVI a XVIII; O humanismo renascentista e a renovação do ensino; Coimbra, cidade universitária, em que se inscrevem as tradições académicas.

 

Como ficou expresso nas anteriores frases, o presente volume dá continuidade ao objectivo preconizado para esta temática e corresponde ao desejo de dar aos conimbricenses e aos que se interessam por conhecer a História da cidade, um conjunto de três livros (0 3.9 sairá, brevemente), que apresenta uma história concisa, recamada de novos elementos, e alusiva, exclusivamente, a Coimbra.

 

As autoras do texto souberam entender, perfeitamente, a espinhosa mas gratificante missão que lhes fora proposta, e não abdicaram do seu saber e experiência para recolher, investigar e dimensionar, em páginas "coloridas", o per curso de uma cidade com dois mil anos de História.

 

Por isso, as dificuldades foram maiores, pois não se tratava de apreender e registar este ou aquele período, mas como descrevemos, de consultar, investigar, seleccionar, interpretar um todo a que faltavam muitas e muitas "páginas" e que urgia ser mais completo. Assim, elaboraram uma obra de grande mérito e de indiscutível interesse e oportunidade, acessível a qualquer cidadão.

 

Este volume abraça uma Coimbra que teve uma época de mudanças estruturais, de renovação do ensino e das mentalidades, de introdução dos valores espirituais do classicismo e do humanismo. Uma época em que o Renascimento e as reformas da Universidade, a par da política cultural de D. João III, que fixou, definitivamente, na urbe do Mondego, os Estudos Gerais, provocaram as alterações, em todos os domínios, que se processaram até ao século XXI.

 

Face ao conteúdo inserido neste livro, impõe-se reconhecer e sublinhar o mérito e profissionalismo das autoras do texto, agradecendo, em nome do Municipio, o trabalho ora editado. Agradecimento extensivo a todos aqueles que colaboraram e ou deram contributos para a realização da obra.

 

A todos o nosso Bem-haja.

 

Vila do Espinhal, Domingo de Páscoa, 12 de Abril de 2009

 

Mário Nunes

 

Vereador da Cultura

Idioma
Português
Preço
26.00€
Estado do livro
Excelente edição em papel couché, em muito bom estado, sem marcas de manuseamento. Tem uma dedicatória e carimbo de oferta da Câmara Municipal de Coimbra
Portes Incluídos
Quero comprar
Sobre o/a vendedor/a

Vbarra

Métodos de pagamento: Transferência bancária - MBWAY - PAYPAL

Outros meios de contacto: