Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
ENSAIOS DE DOMINGO III
de Mário Sacramento
ISBN: 9789726992523
Editor:Vega
Data de Lançamento:abril de 1989
Idioma:Português
Dimensões: 141 x 203 x 15 mm
Páginas:308
Peso: 371
Classificação temática: > Literatura > Ensaios
Exemplar em muito bom estado
PREÇO:13.00€
PORTES DE ENVIO INCLUÍDOS, em Correio Normal/Editorial, válido enquanto esta modalidade for acessível a particulares.
Envio em Correio Registado acresce a taxa em vigor.
DA CONTRACAPA
Morei sucessivamente, na infância, junto às casas de ensaio dos novos e dos velhos filarmónicos locais. Foi isso que fez de mim um ensaísta? Apraz-me supô-lo. Gostava de vê-los a caminho do ensaio, ainda em fatos de trabalho, rumorosos e barbudos, sopesando os instrumentos envoltos em guardas de chita ou cotim. E ouvi-los, pela noite dentro, ensopar o silêncio em saliva e suor.
Como eles, sou e serei um ensaísta de retalho, que semeia a escuridão de clangores torturados e sincopes desabridas, alanceado por dispneias em falsete, e invariavelmente impróprio para o consumo em coreto. Ensaio, como eles, nas horas de folga, manhãs de domingo e serões da semana. E como eles sofro o terror da batuta, gavião insaciável, do melhor que o peito da e o sopro leva.
Aqui lhes deixo o meu solfejo. Aos novos e aos velhos. Homens de sé e surdina. De trenos e amavios. Matutos e salivares. Com sonho ensacado em chita.
Mário Sacramento
Mário Emílio de Morais Sacramento (Ílhavo, Ílhavo, 7 de Julho de 1920 — Porto, 27 de Março de 1969) foi um médico, escritor neorrealista, ensaísta e político português que se destacou como uma importante figura do movimento de oposição democrática ao regime do Estado Novo. Há uma escola secundária com o seu nome em Aveiro.