AS FARPAS -TOMO XV –

Clica na imagem para veres mais fotos do livro.

Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!

AS FARPAS -TOMO XV –
Autor(a)
Ramalho Ortigão
Editora
Clássica Editora
Género Literário
Autores Portugueses
Desenvolvimento pessoal
Histórico
Humor
Sinopse

AS FARPAS -TOMO XV –

Ramalho Ortigão

Clássica Editora

Ano da edição: 1963

Páginas:259

Dimensões: 190x120 mm

Peso: 231

TX261-026-0.89E

IS 1543325890

Exemplar em bom estado.

PREÇO: 7.00€

Acresce portes – Correio Editorial

 

O Tomo XV de As Farpas, organizado por Ramalho Ortigão, contém essencialmente:

 Crónicas mensais da política, das letras e dos costumes referentes aos anos 1871-1872.

Trata-se dos textos originalmente publicados como folhetins mensais nos primeiros anos da série.

Estes textos são crónicas curtas e independentes, com crítica social, política, literária e de costumes, escritas num tom satírico, irónico e observacional do dia-a-dia em Portugal após 1870 — momentos em que a sociedade, a imprensa e as instituições eram temas de debate e de humor crítico.

 

 

 CARACTERÍSTICAS E ORGANIZAÇÃO

 

 TIPO DE TEXTOS

No Tomo XV estão reunidos textos do início da publicação d’As Farpas, que incluem:

 Observações e críticas à vida social portuguesa do período. Comentários sobre o jornalismo e o comportamento político.

 Reflexões sobre costumes, atitudes culturais e figuras públicas.

Cada crónica funciona normalmente como um ensaio curto, muitas vezes com humor irónico e crítica incisiva a situações ou tipos sociais da época.

 

ESTRUTURA TÍPICA DO VOLUME

 Estes volumes são organizados por blocos cronológicos — ou seja, as crónicas são ordenadas conforme o mês e ano em que foram originalmente publicadas. O Tomo XV corresponde ao início formal da cronologia dos folhetins depois da fase inicial de criação da revista, logo trata dos primeiros meses de crónicas regulares

 TEMA E ESTILO NESTE VOLUME

Em As Farpas — e portanto também em Tomo XV — prevalecem vários elementos:

Crítica social e política — com humor e ironia sobre a mentalidade portuguesa, burocracia, jornalismo e instituições

Retratos de costumes e comportamentos quotidianos — cenas e episódios da vida social do Portugal da época.

Observações culturais e literárias — referências a práticas culturais, literatura romântica e tendências intelectuais da época.

O estilo é uma mescla de crónica jornalística, sátira social e reflexão crítica, o que fez de As Farpas uma obra importante para entender não só o seu tempo como também a evolução do jornalismo de crítica social em Portugal.

CONTEXTO HISTÓRICO DA PUBLICAÇÃO

 As Farpas foi uma publicação mensal iniciada em 1871, fundada por Ramalho Ortigão e Eça de Queirós — embora Eça tenha abandonado a colaboração ao longo de 1872. Depois os textos foram compilados em volumes organizados tematicamente e cronologicamente por Ortigão.

 

 

 

Idioma
Português
Preço
7.00€
Estado do livro
Exemplar em bom estado.
Quero comprar
Sobre o/a vendedor/a

Vbarra

Métodos de pagamento: Transferência bancária - MBWAY - PAYPAL

Outros meios de contacto: