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GAIVOTAS EM TERRA –
David Mourão Ferreira
Editorial Presença
7ª Edição - 1988 - (com prefácio do autor)
Páginas:228
Dimensões: 230x155 mm
Peso: 420
IS 1543325890
Exemplar em muito bom estado, sem marcas de manuseamento. Tem uma data manuscrita da folha de rosto.
PREÇO: 12.00€
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.... neste seu livro de estreia na ficção, David Mourão-Ferreira surge-nos, de chofre, igualmente senhor dos seus processos. Um mestre da técnica novelesca. Um mestre a sério, à escala universal. (...) Tudo isto numa Lisboa que cheira, que se palpa, que se entranha em nós, banal à superfície e interiormente densa de dramas suspensos e velados, de caladas agonias, de frustrações, de náusea sem ostentação. Aversão ao patético. Contenção. Ironia trágica. Lisboa da véspera de uma tempestade que não chega.... URBANO TAVARES RODRIGUES (in Diário de Lisboa, 31.XII.1959). «Gaivotas em Terra surge-nos como um dos mais impressionantes documentos do statu existencial do nosso tempo, da queda vertical do amor absoluto e até do seu ideal, da decadência do poder educativo e formativo da família, da insegurança do homem e da mulher quanto ao seu lugar, à sua substância e à sua recíproca dinâmica. ANTÓNIO QUADROS (in Diário Popular, 24.11.1960). «Tema supremo desta obra, seu sistema de estruturação, o Tempo entrelaça numa só narra-tiva romanesca estas quatro novelas de morte, de amor e de memória. (...) Do mais notável que a ficção portuguesa contemporânea nos tem apresentado. JOSÉ PALLA E CARMO (in Do Livro à Leitura, Publ. Europa-América, 1971, p. 225). É claro que, na posse destes fios subterrâneos, David Mourão--Ferreira poderia ter escrito um romance e poderia ter-lhe chamado Gaivotas em Terra. (...) Queremos apenas frisar que estas novelas possuem uma unidade subjacente, ao contrário de outros conjuntos de contos e novelas, dos mais diferentes autores. Gaivotas em Terra apresenta uma particularidade: um enraizamento lisboeta, um conhecimento sensorial digamos assim - da cidade, que só um lisboeta de gema poderia ter escrito esse livro. (...) São quatro excelentes novelas, narradas de quatro pontos de vista diferentes, como fomos assinalando. Quem sabe se o romance se tornou impossível devido precisamente a esse gosto de variação do ponto de vista do narrador? Seja como for, tal variação é ainda mais um valor a acrescentar à técnica e ao estilo do narrador. JOSÉ MARTINS GARCIA (in David Mourão-Ferreira Narrador, Ed. Vega, 1987, pp. 52-53).
EDITORIAL PRESENÇA