O PRODUTO TURÍSTICO DO ALTO MINHO – II

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O PRODUTO TURÍSTICO DO ALTO MINHO – II
Autor(a)
Francisco Sampaio
Editora
Região de Turismo do Alto Minho (Costa Verde)
Género Literário
Autores Portugueses
Desenvolvimento pessoal
Histórico
Livros práticos
Não ficção
Outro
Sinopse

O PRODUTO TURÍSTICO DO ALTO MINHO –

Francisco Sampaio

Editora: Região de Turismo do Alto Minho (Costa Verde)

Ano de publicação: 1991

Páginas: 448

Dimensões: 235x160 mm

Peso: 754

IS 1543325890

 

Exemplar em muito bom estado

 

PREÇO: 20.00€

PORTES DE ENVIO PARA PORTUGAL INCLUÍDOS, em Correio Normal/Editorial, válido enquanto esta modalidade for acessível a particulares.

Envio em Correio Registado acresce a taxa em vigor.

 

Prólogo

 

A história recente do turismo no Alto Minho encontra-se ligada à actuação do Dr. Francisco Sampaio afirmação forte e por certo discutível, que exige ser esclarecida tanto no que significa como no que não significa.

 

Não foi certamente o Dr. Francisco Sampaio quem descobriu as potencialidades turísticas do Alto Minho, ou que iniciou, no Alto Minho, uma actividade turística. Esta remonta a tempos tão passados quanto o consente a memória, como de resto, o Dr. Francisco Sampaio é o primeiro a saber, pela sua formação em História, particularmente atento à história do Alto Minho; ou pelos conhecimentos que tem da literatura portuguesa, em que o Alto Minho deu lugar ao aparecimento de páginas das mais belas.

 

Questão é que o que se entende, hoje, por turismo, não é o mesmo que terá sido entendido no passado. O turismo pode ser, hoje, e é-о, по caso do Alto Minho, uma actividade económica da maior relevância, que necessita de ser pensada e conduzida noutros termos. Não perde nenhuma das suas dimensões tradicionais; mas vê-se acrescentada em muitas outras.

 

É neste sentido que defendemos a opinião de que a história recente do turismo no Alto Minho se encontra indissociavelmente ligada ao nome do Dr. Francisco Sampaio. A partir do momento em que se viu modificada a sua natureza, melhor, a partir do momento em que essa modificação passou a ser objecto de uma reflexão e de uma actuação em conformidade

 

O acabado de afirmar não significa que o Dr. Francisco Sampaio sempre tenha sabido tudo sobre turismo, o saiba hoje, ou alguma vez o venha a saber como ocorre com qualquer de nós, sobre todos os aspectos de nos vida. Mas significa que há no seu trajecto pessoal um enorme

 

desenvolvimento, que tem acompanhado "a par e passo" o evoluir da reflexão sobre o turismo no Alto Minho, e a própria evolução da actividade turística no Alto Minho.

 

O Produto Turístico do Alto Minho, em que se reproduz uma série de intervenções públicas do Dr. Francisco Sampaio, constitui uma mostra do seu percurso pessoal, do seu próprio desenvolvimento.

 

Contém páginas belíssimas "em louvor da mulher de Viana". E páginas tão enternecedoras como as do "Roteiro de Viagens D'Agonia às Feiras Novas": "comecei na Agonia e comecei bem". Ou páginas tão de pormenor como as que respeitam aos itinerários turísticos de Santo António de Val de Poldros.

 

Sem deixar de ser o mesmo, é já, no entanto, um outro Francisco Sampaio quem, nas páginas introdutórias, nos conduz pelos caminhos do produto ou do package turístico, mostrando-se profundo conhecedor e profundamente embrenhado na discussão do marketing do produto e das suas condições de comercialização. Ou que, remontando aos primeiros passos desta mudança de abordagem, se revê no sucesso da central de reservas da Turihab, em que, com justificada ponta de orgulho, vê uma criação sua. Presidente da RTAM, deixa reflectir o quanto as instituições se encontram, hoje, penetradas por uma lógica empresarial.

 

E, de novo, sem deixar de ser o mesmo, sendo, no entanto, já outro, é ainda Francisco Sampaio quem, na qualidade de dirigente da ADETURN, nos dá a conhecer o discurso sobre "o produto turístico do Norte", proferido na Feira Internacional do Porto Exponor, aquando da realização do Seminário "Norférias/1993". Páginas em que o problema sobe de escala, sem perder beleza, como naquelas em que nos fala do "Porto igual a si mesmo. O velho burgo mantém o rosto duro do granito e do ferro forjado e a velha alma medieval, austera e ardente...É a principal atracção urbana da Região Norte, e onde se situa o melhor equipamento hoteleiro" tudo isto, recor-de-se, a propósito de O Produto Turístico do Alto Minho, no tomo segundo.

 

Descrever, compreender, explicar são passos que, segundo alguém, constroem o caminho para o conhecimento e para uma actuação mais esclarecida sendo que a explicação reside no domínio da complexidade, na capacidade de abarcar um fenómeno através da extensa rede de relações que estabelece com tudo o que o condiciona, e só aparentemente ou por nossa própria incapacidade pode ser dito que o transcende.

 

Ficamos à espera do Produto Turístico do Alto Minho, tomo terceiro, do Dr. Francisco Sampalo. Reflectir-se-áo, nele, as problemáticas que dão hoje os pimeiros passos: que não há turismo de qualidade sem ambiente natural e construído de qualidade; que não há turismo de qualidade sem património de qualidade; que não há turismo de qualidade sem educação e formação, não já dos profissionais do sector, mas de todo um povo com quem se pretende que um turista de qualidade se mantenha em contacto.

 

Por nós, a nossa postura para com o trabalho do Dr. Francisco Sampaio é a de sempre: a de um profundo agradecimento por, com ele, nos ter ajudado a crescer.

 

Porto, 27 de Maio de 1994

 

Daniel Bessa

 

 

Idioma
Português
Preço
20.00€
Estado do livro
Exemplar em muito bom estado
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