Este livro está na lista de favoritos de 1 utilizadores.
O regresso da economia da depressão e a crise actual
Paul Krugman
O REGRESSO DA ECONOMIA DA DEPRESSÃO E A CRISE ACTUAL
Paul Krugman
Editorial Presença
ISBN:978-972-23-4089-2
Páginas: 190
Dimensões: 230x150 mm.
Peso: 300
Exemplar em excelente estado.
PREÇO: 10.00€
PORTES DE ENVIO INCLUÍDOS, em Correio Normal/Editorial, válido enquanto esta modalidade for acessível a particulares.
Envio em Correio Registado acresce a taxa em vigor.
Resumo
"O Regresso da Economia da Depressão e a Crise Actual" é a edição actualizada de um clássico da Economia, "The Return of Depression Economics", da autoria de Paul Krugman, laureado com o Nobel da Economia em 2008. Nessa obra, publicada no ano de 1999, Krugman analisa a crise económica que assolou a Ásia e a América Latina e alerta para o facto de constituírem avisos à economia ocidental. Esta nova edição inclui reflexões sobre a crise actual e salienta o paralelo que é possível traçar entre ela e os acontecimentos que estiveram na origem da Grande Depressão.
No seu estilo lúcido, claro e extremamente informativo, Krugman revela-nos de que forma a incapacidade dos reguladores para acompanhar as evoluções de um sistema financeiro cada vez mais incontrolável lançou os Estados Unidos e o mundo na maior crise financeira desde a década de 1930 e aponta as soluções indispensáveis para conter a crise e resgatar a economia mundial de uma recessão de resultados imprevisíveis.
Paul Krugman, consagrado em 2008 com o Prémio Nobel da Economia, escreveu a presente obra em 1999, com o título The Return of Depression Economics. Volvidos nove anos e face ao panorama económico mundial, o ilustre professor de economia considerou imprescindível actualizar o que já se tinha tornado um clássico e introduzir alterações mais próximas da realidade. Através de uma edição revista e actualizada, o leitor tem assim acesso a uma visão esclarecida e panorâmica, sustentada em múltiplos e diversificados exemplos a partir de um vasto leque de dados informativos. Krugman, com as ferramentas que possui, contextualiza o problema, tira-lhe uma radiografia e por fim, apresenta uma solução para a sua erradicação. Uma das constatações mais impressionantes do Nobel consolida-se na sua afirmação de que é possível originar-se uma depressão, mesmo quando a economia se apresenta sólida. Para que possamos ultrapassar o flagelo, o livro indica o caminho a seguir para controlar os efeitos da crise, evitar uma recessão ainda mais profunda e regenerar a economia mundial. Traçando um paralelismo entre a crise actual e a Grande Depressão dos anos 30, do século XX, o autor termina por explicar o que entende por Economia de Depressão e analisa as diversas atitudes possíveis face à crise, estabelecendo um conjunto de recomendações para a ultrapassar, tais como "ajudar os pobres", "proteger os ricos" e não ser dominado pelo "orgulho e preconceito".