Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Obra de História estrutural consagrada ao exame das raízes profundas da maneira de ser portuguesa, confrontando a época de Pombal, de afirmação da identidade nacional, com um período de ruptura e de incerteza nessa mesma identidade. A obra estrutura-se em quatro capítulos, a que se segue uma extensa bibliografia.
Na primeira parte a autora analisa os principais condicionalismos políticos, económicos e sociais da segunda metade da centúria de oitocentos, incidindo sobre a ambígua política externa da época, as indecisões do poder, as pressões e dependências económicas do estrangeiro, as características dos grupos sociais, os princípios jurídicos e os fundamentos da autoridade real.
Na segunda parte discorre sobre o sentimento religioso à época, na terceira parte sobre o sentimento patriótico definindo-o numa perspectiva conjuntural e, finalmente, na quarta parte debruça-se sobre o sentimento do medo, adquirindo grande relevo a estrutura mental do medo alicerçada após o estabelecimento da Inquisição.
Obra de grande interesse para a História das Ideias em Portugal para o período em exame.
Data de publicação: Maio 1986