Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Este romance do escritor irlandês Michael Collins (e que recebeu o prémio do Melhor Livro irlandês do ano 2000) é uma sátira ao nosso tempo, onde as cidades fervilhantes de vida de que falava Whitman se transformaram aos poucos em locais de desolação, crime e delinquência.
"A cidade de Bill e os seus habitantes são mais vítimas a juntar ao cortejo das que caem por desleixo, falta de visão, cobiça e incapacidade para enfrentar o futuro. É um local "em guerra consigo mesmo". A droga, a comida e o sexo prontos-a-comer substituiram o trabalho duro nas fábricas, e os salários certos e levados cuidadosamente para os lares. Reinam o desemprego, a apatia, o cepticismo, o crime, a delinquência, a corrupção. (...)
"Com os campos abandonados porque é mais fácil ir ao MacDonald's, atolados na inevitabilidade das derrocadas bolsistas, aterrados pela criminalidade crescente, afogados em trabalho que não serve para nada, alienados de emoções e sentimentos que apenas existem através dos meios de comunicação, Bill e os seus pares são a imagem real e desesperada do mundo em que vivemos, quando já não há amis nada por que ansiar a não ser um ligeiro tremor moribundo perante um fait-divers qualquer."
Helena Vasconcelos, (livros)