Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Livro
-Alexandria... Oran... Dakar...(os incidentes navais anglo-franceses após a capitulação da França), de Maurício de Oliveira.
Edição Livraria Parceria António Maria Pereira.
1 Edição, 1940.
Tem 151 páginas, proficuamente ilustrado com fotos a preto e branco em extra texto.
A encadernação é em pele sintética azul, com título e autor a dourado na lombada.
Possui capas de origem.
Sinopse
Obra prolificamente ilustrada com fotos e imagens a p/b.
No dia 27 de novembro de 1942, a maior parte das embarcações francesas atracadas no Arsenal de Toulon foram deliberadamente afundadas por seus próprios marinheiros para que seus navios não fossem tomados pela Alemanha Nazi. O Armistício de 22 de junho de 1940 que deu fim à Batalha da França estipulou que a Marinha Nacional Francesa deveria ser desarmada e confinada em seus portos sob controle francês. Mesmo assim, os Aliados temiam que os alemães tentassem tomar o controle da frota, a segunda maior do mundo na época, lançando duas tentativas em 1940 de capturá-la ou destruí-la.
A Operação em causa foi batizada com nome de código "Lila" e foi lançada nas primeiras horas do dia sob o comando do coronel general Johannes Blaskowitz.
Os franceses foram surpreendidos pelo ataque, porém usaram subterfúgios com o objetivo de atrasar os alemães e assim dar tempo para que os navios fossem afundados. Os invasores tentaram impedir a ação, mas mesmo assim várias embarcações foram afundadas e cargas de demolição detonadas para que seus armamentos e maquinarias fossem destruídos. Ao todo, 77 navios afundaram e 46 foram capturados, com alguns tendo escapado e desertado para as forças da França Livre. E é essa fuga e o sítio para onde foram que o livro trata.
*EXEMPLAR EM EXCELENTE ESTADO, conta com o Ex Libris Veritas Institia.
**Tenho mais obras do autor, posso enviar títulos.