Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
LIVRO:
-Espiões e agentes secretos nos principios do séc XVIII, por Gastão de Melo de Matos.
Edição Miscelânea, 1931.
Tem 31 páginas.
Encadernação em pele sintética azul escura, com título e autor a dourado.
Dimensão 25cm x 19cm.
SINOPSE
Obra muito interessante, escrita por um dos melhores e mais conceituado (entre os doutos) historiador nacional. Apesar dos entraves que o autor encontrou na procura de documentação que por vezes a história dá como adquirida, nasceu um livro que lança a nossa imaginação para patamares superiores! Traça um excelente perfil social da nobreza e do clero desse tempo, periodo abundante em jogadas de bastidores, de amizades lavradas por interesse, é o começo da "Era Pombalina". Espiões de Espanha, a maior parte de França e Inglaterra (nossa aliada) viviam na corte de Lisboa e no Porto, Portugal e suas colónias eram almejadas pelos grandes! A "junta da Inconfidência", era assim que era chamado o tribunal para estes casos lesa Pátria, esteve muito activa no século XVII e no príncipio do século XVIII! O Marquês de Pombal foi nomeado por o rei D. José I que tinha pouca inclinação para governar, ou neste caso, para Reinar e foi um periodo quase ditatorial com o Marquês a realizar amplas reformas.! Salientando as palavras do autor: "Na falta de umas e de outras fontes, o que se segue é pouco mais que uma série de conjecturas - Verdadeira colecção de anedotas, sem pretensões a constituir um estudo completo, nem mesmo uma base para esse estudo."
*EXEMPLAR EM EXCELENTE ESTADO, valorizado pela dedicatório do autor ao Exm. Dr. Laranjo Coelho.
Contém o Ex Libris Veritas Institia e Ex Libris Alfarrabista Manuel Ferreira.
SOBRE O AUTOR:
Contrariamente ao que sucede com a sua obra, a vida de Gastão de Mello de Mattos remete-nos para um quase absoluto silêncio, que só poderá ser preenchido com a associação de detalhes dispersos, nem sempre associados à persona académica que o colocou no caminho da História. António da Silva Rêgo considerou-o um dos membros «mais activos, embora menos conhecidos» da Academia Portuguesa da História (A. Rêgo, History in times of fascism, 2015, p. 27) e, de facto, assim permaneceu. Filho de José Maria de Mello de Mattos e de Hostilina Gomes Teixeira de Mattos, nasceu em Aveiro no dia 11 de Dezembro de 1890 e viria a morrer em Lisboa aos 81 anos de idade. O seu pai, nascido no Porto, foi engenheiro do Ministério das Obras Públicas desde 1886, e passou pela banca, enquanto director do Montepio Geral. Tal como o filho, publicou vasta obra e foi ainda director da revista Construção Moderna.
Excerto retirado "Dicionário de escritores portugueses"
Quem foi o Dr Laranjo Coelho (antigo dono do livro):
Possidónio Mateus Laranjo Coelho, nasceu em Castelo de Vide, no ano 1877,veio a falecer em Lisboa, no ano 1969. Foi jurista, professor liceal, publicista e conservador do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, onde se notabilizou como paleógrafo e diplomatista.
In Wikipédia