Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
LIVRO:
-João Teixeira Pinto Uma vida dedicada ao ultramar, de Carlos Vieira da Rocha.
Composto e Impresso na Grafitécnica de José Faria Miranda
1.ª edição, 1971.
Tem 249 páginas.
SINOPSE
João Teixeira Pinto, nasceu filho de um oficial do Exército que também fez em África parte da sua carreira militar.
Frequentou o Colégio Militar entre 1888 e 1894, onde teve por alcunha "Pinto dos bigodes", originada no precoce desenvolvimento do seu ornamento capilar. Ingressou em 1897 na Escola do Exército, concluindo o curso de Infantaria em 1899.
Em 1912, partiu para a Guiné-Bissau para cumprir com as exigências da Conferência de Berlim da ocupação efetiva daquele território (1913 a 1915).
Morreu na Batalha de Negomano (1917), na Primeira Guerra Mundial. A força portuguesa, instalada defensivamente no vale do rio Ludjenda (Negomano) desde 18 de outubro de 1917, foi surpreendida por um ataque da guerrilha alemã pelas 10 horas da manhã de 25 de novembro. O Major Teixeira Pinto, comandante da força, ciente da gravidade da situação, acorre à zona mais pressionada da defesa, comandando as descargas de fogo. Acaba por ser atingido num braço pelo fogo inimigo. Retirado da zona por um dos seus soldados para uma tenda, às três horas da tarde o terrível combate terminou com o toque de cessar-fogo. A força alemã vinha para devastar e não queriam prisioneiros, começou então a pilhagem desenfreada, a que não escapou Teixeira Pinto! Foi mais tarde encontrado cadáver com um tiro na cabeça.
*EXEMPLAR EM EXCELENTE ESTADO.