Este livro está na lista de favoritos de 1 utilizadores.
LIVROS:
(Em francês)
-Philosophie Positive, Auguste Comte.
Résumé par Emile Rigolage.
Editeur : Ernest Flammarion.
Completé 4 thomes, début du 20ème siècle:
I - Mathématiques - Astronomie (312 pags).
II - Physique - Chimie - Biologie (296 pags)
III - Sociologie, temps anciens (305 pags)
IV - Sociologie, temps modernes (346 pags)
*EXEMPLARES em bom estado e a obra está completa.
Isidore Auguste Marie François Xavier Comte (nasceu em Montpellier a 19 de janeiro de 1798, faleceu em Paris, a 5 de setembro de 1857) foi um filósofo francês que formulou a doutrina e ficou conhecido como "pai do positivismo". Ele é considerado como o primeiro filósofo da ciência no sentido moderno do termo. Comte também é visto como o fundador da disciplina acadêmica de Sociologia.
Influenciado pelo socialista utópico Henri de Saint-Simon, trabalhou intensamente na criação de uma filosofia positiva como tentativa de remediar o mal-estar social da Revolução Francesa, criando uma doutrina social baseada nas ciências. Comte foi uma grande influência no pensamento do século XIX, influenciando o trabalho de intelectuais sociais como Karl Marx, John Stuart Mill e George Eliot. Seu conceito de sociologia e evolucionismo social deu o tom para os primeiros teóricos sociais e antropólogos, como Harriet Martineau e Herbert Spencer, evoluindo para a moderna sociologia acadêmica apresentada por Émile Durkheim como pesquisa social prática e objetiva.
As teorias sociais de Comte culminaram em sua "Religião da Humanidade", que pressagiava o desenvolvimento de organizações humanistas e humanistas religiosas não teístas no século XIX.
Comte cunhou o significado da palavra altruísmo.