Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
LIVRO:
-Toulon (A trágica epopeia da armada francesa) por Hugo Rocha.
Editora Educação Nacional, Lda.
1º edição, 1943.
Tem 242 páginas, polvilhadas com inumeras fotos, mapas e documentos, tudo a preto e branco.
SINOPSE
Obra prolificamente ilustrada com fotos e imagens a p/b.
No dia 27 de novembro de 1942, a maior parte das embarcações francesas atracadas no Arsenal de Toulon, foram deliberadamente afundadas por seus próprios marinheiros para que seus navios não fossem tomados pela Alemanha Nazi. O Armistício de 22 de junho de 1940 que deu fim à Batalha da França, estipulou que a Marinha Nacional Francesa deveria ser desarmada e confinada em seus portos sob controle francês. Mesmo assim, os Aliados temiam que os alemães tentassem tomar o controle da frota (a segunda maior do mundo na época) e adaptá.la para fins bélicos.
Então, os aliados tentaram em 1940 capturá-la ou destruí-la, sem sudesso, depois em 1942 tentaram de novo, batizaram a operação com nome de código "Lila" e foi lançada nas primeiras horas do dia sob o comando do coronel general Johannes Blaskowitz.
Na altura, os franceses que tinham como missão proteger, ou navegar os navios foram também surpreendidos pelo ataque, porém usaram subterfúgios com o objetivo de atrasar os alemães e assim dar tempo para que os navios fossem afundados.
Os invasores tentaram impedir a ação, mas mesmo assim várias embarcações foram afundadas e cargas de demolição foram detonadas para que seus armamentos e maquinarias fossem destruídos.
Ao todo; 77 navios afundaram e 46 foram capturados, alguns escaparam e desertaram para as forças da França Livre.
SOBRE O AUTOR:
Hugo Rocha (nasceu na cidade do Porto, em 1907, veio a falecer na mesma cidade, em 24 de fevereiro de 1993) foi um jornalista e prolífico escritor, autor de mais de uma dezena de monografias de temática variada, desde o romance às viagens e ao espiritismo. Foi jornalista do jornal O Comércio do Porto, depois foi diretor e esteve sempre ligado ao mesmo jornal até se reformar aos 74 anos.
Wikipédia
*EXEMPLAR EM EXCELENTE ESTADO.
A capa de origem, o miolo e a bonita e exclusiva encadernação estão em muito bom estado.
A encadernação é de pele castanha, nos cantos e na lombada!
O título e o autor estão marcados a ouro na lombada, apresenta também uma bonita gravação a ferros.
TAMBÉM DISPONÍVEL, A OBRA: "Toulon do apogeu ao desespero", de Maurício de Oliveira. Posso enviar fotos.
Ambos são livros em excelente estado e encadernados.