Como evitar burlas

Como evitar burlas

Dicas para fazeres uma transação segura
como evitar burlas

Como todos sabem, a Trade Stories funciona apenas como Marketplace e as transações de compra e venda de livros são baseados, acima de tudo, na confiança entre os utilizadores. Acontece que, como em todo lado, existem pessoas com má vontade e que utilizam este tipo de plataformas para enganar e extorquir dinheiro dos utilizadores que vão encontrando pelo caminho. Se foste vítima de alguma burla (dentro ou fora da plataforma) aconselhamos sempre a fazeres queixa na polícia com os dados que tiveres disponíveis (telemóvel, nome, etc).

Mas é possível combater estas burlas? Como é que as identificamos? Nenhuma compra desta natureza é 100% segura mas existem algumas ferramentas no site (e não só) que nos podem ajudar a identificar uma situação suspeita e desde logo tomar medidas para não avançar com a compra e denunciar o ladrão.

Seguem abaixo algumas dicas:

  • Verifica os comentários no perfil. Na página do utilizador, em baixo, existe uma secção de feedback. Deves verificar sempre se existe algum comentário.
     
  • Se existirem comentários, verifica também o perfil dos utilizadores que os fizeram (podem estes também ter sido criados apenas para despiste).
     
  • Verifica há quanto tempo o utilizador se registou na plataforma. Na página do utilizador, por baixo da foto de perfil existe essa informação. Procura por "MEMBRO HÁ".
     
  • Ausência de fotografia de perfil, descrição ou redes sociais também podem ser indicativos.
     
  • Verifica se o livro é uma novidade ou de algum autor mais procurado (ex: Colleen Hoover). Os ladrões usam como “isco” estes livros mais “na moda”.
     
  • Procura a fotografia do livro na própria plataforma ou em outras plataformas de segunda mão. Claro que qualquer pessoa pode vender o mesmo livro em várias plataformas e ser legítimo, mas sendo assim, envia uma mensagem e pergunta se o livro que está na Trade Stories também lhe pertence.
     
  • Pede mais fotos do livro e se quiseres mesmo confirmar, pede videos.
     
  • Não te deixes enganar pelo número de livros vendidos. É possível criar livros e marcá-los como vendidos mesmo sem os vender. Se o perfil tiver muitos livros vendidos e nenhum comentário, desconfia.
     
  • Verifica se o discurso é coerente.
     
  • Pede o envio por correio registado (uma opção mais cara).
     
  • Pede para entregar em mãos.
     
  • Pede transferência bancária em vez de Mbway, uma vez que é mais fácil de denunciar.

 

São várias as dicas que te podem ajudar a desmascarar um burlão. Claro que nem todas têm de ser verdadeiras para que um utilizador seja sério e legítimo, mas dificilmente um burlão consegue cumprir com tudo isto.

Se desconfiares de algum utilizador, para além de denunciares, não hesites em colocar um comentário no perfil para que outras pessoas possam ser avisadas o mais depressa possível.

Se tiveres mais alguma dica escreve aqui em baixo, nos comentários.

Vamos acabar com as burlas na plataforma de uma vez por todas!

Comentários

SIFerreira Qui, 2023-01-12 10:10
Em dois anos, com tantas compras e trocas fiz, fui incrivelmente enganada, borlada em 16 €. Não consigo entender, aceitar que possam existir pessoas sem valores, sem princípios . A utilizadora Saramesq56 devia deixar de existir com conta nesta digníssima plataforma. Gastei o dinheiro que me tinham dado no natal. Fiquei muito triste, ainda para mais eram para serem assinados como oferta pela minha madrinha. Enfim!
Niel_Tomodachi Qui, 2023-01-12 10:41
Informação muito importante para todos!!! Mais uma vez de parabéns!!!

Desde o início que uso o Trade Stories e felizmente nunca fui enganado, tenho sempre atenção aos vendedores e tenho encontrado gente espetacular e honesta.
d.t.basilio@gm… Qui, 2023-01-12 13:44
Ja compro no Trade Stories há já algum tempo e até hoje sempre tive sorte. Mas nunca estamos livres que aconteça a burla.
CristinaCosta Qui, 2023-01-12 19:48
Em primeiro lugar, parabéns pela plataforma! Só cá estou desde Agosto, mas, felizmente, a minha experiência tem sido muito positiva. Tanto nas compras como nas vendas. Comunicações e negócios educados, claros e sem malícia. Excepto um... Ia escorregando, sim, mas travei a tempo. Mas lá está, foi um sinal para manter o olhar atento 😉 Bom ano para todos! E boas leituras!
livroscomasas Sex, 2023-01-13 14:48
Já utilizo a plataforma Trade Stories há dois anos e nunca tive problemas. Fiz vendas, compras e trocas e sempre correu bem. Parabéns pelo esforço de manter esta plataforma e de estar sempre a melhorar 😊
livroscomasas Sex, 2023-01-13 14:48
Já utilizo a plataforma Trade Stories há dois anos e nunca tive problemas. Fiz vendas, compras e trocas e sempre correu bem. Parabéns pelo esforço de manter esta plataforma e de estar sempre a melhorar 😊
artandbooks Sáb, 2023-01-14 15:42
Adoro utilizar a Trade Stories. Já comprei e já vendi muitos livros e até hoje não tenho nada a reclamar e nunca tive reclamações. Desde que sejamos todos honestos as coisas funcionam muito bem!
Boas leituras :)
Caeiro Seg, 2023-01-16 00:45
Só fui enganado uma vez e, pelos vistos, por um perfil que tem outras queixas: Saramesq56.
Mandei mail ao TradeStories para me queixar e lamento, não só que o perfil continue activo, como o livro que paguei se mantenha à venda e, pior, não haja hipótese de escrever um feedback negativo nesse perfil, para alertar outros utilizadores do TradeStories.
Fora isso, parabéns pela plataforma. Descontando esta excepção, tem sido uma óptima experiência .
FilipaPalma Seg, 2023-01-16 14:34
Obrigada por todas as dicas.
Também já comprei muitas vezes e felizmente sempre correu tudo bem.
Mas podia não ter sido pois a utilizadora Saramesq56 também pôs um livro à venda que achei o valor muito baixo, ainda perguntei se estava disponível mas não respondi mais porque achei bastante estranho e no fundo a minha intuição estava correta.
Mas penso que o perfil já não está ativo-

Obrigada por esta plataforma maravilhosa.
AstBee Ter, 2023-01-17 06:04
Excelentes dicas, obrigada! Uso a plataforma há quase 2 anos, já comprei vários livros e correu sempre tudo muito bem, graças a Deus. Acho que sou melhor compradora do que vendedora 😂 e também já fiz 2 trocas. Correu sempre bem.

Estou muito satisfeita com o Trade Stories 🙏🏻 Obrigada pelo vosso cuidado para connosco utilizadores.
Rendocas Ter, 2023-01-17 13:22
Confirmo a burla de saramesquita56. Pelos vistos , habituada às burlas.
Rendocas Ter, 2023-01-17 13:22
Confirmo a burla de saramesquita56. Pelos vistos , habituada às burlas.
Rendocas Ter, 2023-01-17 13:23
Confirmo a burla de saramesquita56. Pelos vistos , habituada às burlas.
JaninaRibeiro Qua, 2023-01-18 09:46
Bom dia.
Também só fui burlada pela utilizadora Saramesq56. Serviu de lição. Por 10€. Custa-me a aceitar que existem pessoas assim mas infelizmente o mundo está assim.
Joana F Santos Qua, 2023-01-18 11:36
Nunca fui burlada no tradestories, felizmente, e os compradores foram sempre muito simpáticos também. Continuem o bom trabalho
jasnuno Qua, 2023-01-18 16:28
boa tarde, sou vendedor aqui no site faz algum tempo, ainda não comprei nada e não fazia ideia deste tipo de pessoas que se aproveitam para burlar, a generalidade das pessoas que me contactam têm terminado o negócio, mesmo que por vezes seja necessário descer um pouco o valor do livro, nem todos dão feedback e alguns preferem o envio à cobrança (noutra plataforma já tive alguns dissabores, envio as coisas que depois são devolvidas e perco tempo, e o dinheiro dos gastos de envio, mas felizmente aqui tem corrido bem), desejo a todos boas vendas e boas compras. Nuno
Sara Cristina Qua, 2023-01-18 23:37
Olá, ao longo de cerca de 2 anos comprei e vendi livros na Trade Stories, correu sempre tudo bem, e todas as pessoas com quem tive oportunidade de interagir foram sempre muito corretas e honestas. Parabéns à criadora e gestora desta plataforma.
Maria Cardoso Qui, 2023-01-19 10:20
Utilizo esta página há algum tempo, já comprei e vendi vários livros e a maior parte das experiências que tive foram bastante positivas. Pessoas simpáticas, prestáveis, envios rápidos e em condições impecáveis.
Mas, além de algumas outras, também confirmo uma tentativa de burla recente por parte do perfil Saramesq56. Livro publicado a um preço muito baixo, envio do NIB para que eu efetuasse a transferência (que não fiz, porque desconfiei) e deixou de responder às mensagens.
__sofia.jacinto Qui, 2023-01-19 21:56
Muito obrigada por esta iniciativa. Por sorte nunca fui burlada na plataforma e so tenho tido boas experiencias, mas nunca é demais ficar atenta. Obrigada de novo!
vaniacidade Sáb, 2023-01-21 10:45
Já fiz imensas transações através do tradestories, tanto compras como vendas e nunca tinha sido burlada. Até este mês de Janeiro... pelo mesmo utilizador que já vi aqui queixas: Saramesq56.
Foram 25 euros.
Espero não me voltar a cruzar com gente desta!
JoanaGC Sáb, 2023-01-21 13:36
Eu confesso que utilizo a plataforma mais para vender que comprar e com excepção de uma pessoa,cujo livro não veio devolvido mas a pessoa afirmou não ter recebido (pelo que lhe devolvi de o valor recebido), nunca tive problemas.
Obrigada pelo Trade Stories, super recomendo.
beapository Sáb, 2023-01-21 18:49
Em Agosto do ano passado, infelizmente fui burlada quando tentava comprar "Corte de Espinhos e Rosas". Consegui contactar com a equipa do Trade Stories via instagram e acabou-se por descobrir algumas pessoas que foram burladas pela mesma pessoa... pelo mesmo livro. Por favor, tenham cuidado.
mchaica Ter, 2023-01-24 08:46
Fornecer o NIB/IBAN é extremamente perigoso. Fornecia várias vezes o meu IBAN até ser surpreendido por um débito directo efectuado numa compra online fora da União Europeia.
Reclamei e depois de vários dias de trabalho perdidos e dores de cabeça, consegui reverter a situação junto do Banco, onde fui informado que casos desses sucedem quase todos os dias.
Fui aconselhado pelo banco a nunca divulgar o meu IBAN, pois para além desses burlas, o mesmo pode ser associado como "ilusionista" em casos de tráfegos.
Logo, o meio de pagamento mais fiável é o MBway ou em dinheiro cara-a-cara.
Pessoalmente recuso-me a vender sem ser por mbway.
marina.ferreira20 Ter, 2023-01-24 12:26
Após ler estas mensagem percebi que eu também fui burlada pela utilizadora Saramesq56 no valor de 10€. Perdi o meu € mas serviu-me de lição. Agora pensarei 2x antes de comprar algo a pessoa individual e pedir mais provas antes do pagamento. Paguei via mbway.
Maria Saraiva … Qui, 2023-01-26 10:51
Obrigada pelo cuidado. Mas por favor considerem fazer uma app. Esta plataforma é tão lenta e pouco friendly que me detenho de cá vir embora eu seja fã dos seus conteúdos e comunidade. App para quando? Please!
Maria Saraiva … Qui, 2023-01-26 10:52
Obrigada pelo cuidado. Mas por favor considerem fazer uma app. Esta plataforma é tão lenta e pouco friendly que me detenho de cá vir embora eu seja fã dos seus conteúdos e comunidade. App para quando? Please!
são grade Seg, 2023-01-30 14:41
sou membro do Tradestories há 1 ano e pouco e sou essencialmente vendedora .
Escolhi ser paga por MBWAY pois não gosto/ tenho receio de fornecer o meu NIb a desconhecidos e até há umas semanitas ninguém me tinha questionado esta forma de pagamento.
No entanto recentemente , têm-me pedido que o pagamento seja feito por transferência ou então não estão interessados. Penso que tem a ver com o conselho do Tradestories.
Confesso que não vendi vários livros por não ter aceite este pagamento mas agora começo a render-me, mesmo sentindo-me muito insegura quanto ao facto de desconhecidos terem acesso ao meu número de conta...
Haverá alguma forma de melhorar a segurança do pagamento dos livros, quer para o comprador quer para o vendedor?
jrodrigues67 Sex, 2023-02-03 00:13
AVISO: Recebi a seguinte mensagem em 26/01/2023 deste perfil: MadalinaManoli
"Boa tarde, ainda tem o livro disponível? Estou interessada em adquiri-lo, se ainda o tiver poderia enviar-me o seu mbway para proceder logo ao pagamento? "

Após ter enviado toda informação (e ter a certeza de que leu a mensagem) nada mais aconteceu, não sei se é uma tentativa de burla, o que é facto é que me parece um perfil pouco credível, estejam atentos... Cumprimentos
JR
iamsofiaalves Sex, 2023-02-03 21:11
Partilho da opiniao da utilizadora Sao grade, ja sou membro do trade stories antes da pandemia e vendia bastante e regularmente, mas desde que entraram pessoas na plataforma que definitivamente nao vêm por bem, os insultos e mensagens maldosas sao recorrentes e a quantidade de pessoas a pedir dados e afins depois de toda a conversa habitual e a nao pagar e extremamente alarmante. Sao os ultimos a chegar, contas criadas há meia duzia de dias, sem feedback mas vêm precisamente para esta plataforma desconfiar de tudo e de todos, se nao e pelo preço barato, e pelo preço caro, se nao pelo anuncio ter uma foto. É extremamente cansativo ter de lidar com pessoas assim mas que depois vao comprar a perfis como o da saramesq56, que curiosamente burlou uma amiga minha que tambem esta a vender nesta plataforma. Todo o cuidado é pouco é certo, mas cada vez me sinto menos segura ao ver que o site esta a ser desvirtuado do seu proposito original e a ser usado para fins menos lícitos, por parte de quem entra recentemente e quer tudo feito à sua maneira. Não pode ser assim, há regras a cumprir e comprometam-se com pagamentos quando efetivamente tiverem o dinheiro, para não andarem a incomodar toda a gente na plataforma, todos os dias.
Marcia Fino Carvalho Qui, 2023-02-09 23:35
Fui enganada pela sra Teresa Morais qe me vendeu o livro Amor Cruel de Collen Hoover. Já liguei para o número mas está desligado. Fiquem atentos
Marcia Fino Carvalho Qui, 2023-02-09 23:35
Fui enganada pela sra Teresa Morais qe me vendeu o livro Amor Cruel de Collen Hoover. Já liguei para o número mas está desligado. Fiquem atentos
carolina.machado.22 Qui, 2023-02-16 11:56
Sou membro da Trade Stories há dois anos e meio. Tenho vendido, adquirido e trocado livros, sempre sem qualquer problema. Até há um par de meses em que fui burlada (não há outro termo!) por uma pessoa associada ao perfil "inesmatias4", com o contacto 91302710262. Considero lamentável que consigam contaminar uma comunidade de leitores e uma plataforma tão útil com a sua perfídia, mas a verdade é que tenho agora muito mais receio e substancial maior cautela com as compras que faço na TS, por causa do que passei e pelos relatos que aqui estão.
cadernodasilvia Seg, 2023-02-27 11:15
Muito obrigada por esta publicação, que até me emocionou. Fui também vítima de uma burla através do OLX e, por medo, julgava que o tradestories não iria conseguir sobreviver. Muito obrigada a todos por estarem desse lado e me permitirem trocar tantas e tantas histórias!
Shorty40 Dom, 2023-03-12 19:11
Boa tarde! Após várias compras na plataforma, também eu fui burlado.
“Comprei “ a mulher do dragão vermelho, a uma senhora Fernanda Clic cujo número de telefone é 913 284 409. Paguei pelo MBWAY, e assim que paguei “a senhora “ nunca mais respondeu às mensagens.
Já apresentei queixa, pelo menos pode ser que se reduza este problema.
Todo o cuidado é pouco.
Boas leituras
Angelique Pereira Ter, 2023-03-14 09:06
Fui burlada pela Fernanda https://tradestories.pt/user/fernandaclick 913 284 409. :(
Nunca mais.
margaridafpereira Qua, 2023-03-15 10:40
Também fui burlada pela Fernanda Clic https://tradestories.pt/user/fernandaclick
Como faço queixa?
Guerreiira. Qua, 2023-03-15 12:44
NÃO COMPREM A FERNANDA CLICK !!!!!!
BURLAAAAA
Mónica Gomes Qui, 2023-03-16 00:53
Cuidado com o utilizador SABORESDELEITURA! Acho o perfil suspeito. Bem parecido com o FERNANDACLICK.
Paula Martins Sex, 2023-03-17 14:54
Boa Tarde, adoro esta plataforma, tem corrido sempre tudo bem, exeto um livro que tentei comprar à utilizadora "ritiinha", foram 11€, que perdi, enviei msgs, enviei SMS, nada... Já percebi que eles andam por aí...
Magui Seg, 2023-04-10 19:10
Obrigado por estas dicas. Por acaso tb recebi notificação do site, alerta para desconfiar da pessoa que estaria a tentar comprar um livro .
Pela primeira vez de uma pessoa que queria que eu respondesse via email. Não faz sentido responder via email, disse.
Obrigado pelas dicas.
Cristina Pinheiro Ter, 2023-04-11 11:59
Cuidado! É burlão.
Paguei um livro ao Luís Afonso. Pedi fotografias do livro, respondeu sempre com simpatia. Depois de ter pago o livro não voltou a abrir nenhuma mensagem minha.
Não me enviou o livro e ficou com o dinheiro do livro.
Deixo o link do perfil:
https://tradestories.pt/user/afonso-l
Cristina Pinheiro Ter, 2023-04-11 12:03
Como a pessoa pode fechar a conta ou ter aqui outras contas deixo o NIB do burlão Luís Afonso:
Luís Afonso
Pt50 003502820000668833012

Não comprem a quem vos der este NIB para pagamento!
David Da Silva Ter, 2023-04-11 15:25
Uma dica: pedir fotos de uma determinada página do livro.
lurdes monteiro Qua, 2023-04-12 11:29
Bom dia,
Na verdade tem corrido sempre bem com as minhas compras e vendas pelo Trade Stories, daí a minha confiança abosluta nas pessoas a quem compro, fiz uma compra de 4 livros q uma senhora com a qual troquei algumas mensagens pelo trade stories e tudo indicava que era confiável, paguei-lhe de imediato por mbway, mas há 1 mês que aguardos os livros e além de não responder às minhas mensagens, o nrúmero para o qual fiz o pagamento está desligado, enfim....fui burlada é o que deduzo, nunca tal me tinha acontecido, chamase Sara Martins, será que é a Sara Mes956 que referem várias epssoas que foram burladas?
Ainda tem o link ativo com os livros que era para lhe comprar:
https://tradestories.pt/saramartins/livro/isto-acaba-aqui
O telefone para o qual paguei p/ mbway é: 934901973
Se alguém pudesse confirmar comigo, agradecia.
Cumprimetnos
Lurdes Monteiro
Joana84Rodrigues Sáb, 2023-04-15 10:33
Pelo que reparo os perfis de burlas ainda continuam por aqui após várias denúncias. Não entendo porque ainda não foram apagados pela administração do site.
Ia comprar aqui e já não o vou fazer. Burlas acontecem infelizmente, mas o site nem apagar os perfis já acho demasiado.
Dou sugestão ao site para colocar mais opções de validação ao registar perfil. Assim se algum perfil identificado como burlão após ser banido difícilmente vai conseguir fazer outro perfil novo.
andrebatalha84 Dom, 2023-04-16 15:03
Desconfio da legitimidade do perfil "CMROSADO". Alguém pode confirmar, por favor? Obrigado
ann_bitz Ter, 2023-04-18 17:00
Fui burlada pelo perfil Sabores de Leitura, que entretanto foi desativado. No entanto, percebi através do comentário da Lurdes Monteiro, que a pessoa criou um novo perfil, ainda ativo, a Sara Martins, pois o número de telemóvel é o mesmo!! Se alguém vos fornecer o contato 934 901 973 para envio por mbway, é burla.
Cristina Pinheiro Qui, 2023-04-20 19:58
Luís Afonso (Afonso L) Cuidado! É burlão.
Paguei um livro ao Luís Afonso. Pedi fotografias do livro, respondeu sempre com simpatia. Depois de ter pago o livro não voltou a abrir nenhuma mensagem minha.
Não me enviou o livro e ficou com o dinheiro do livro.
Deixo o link do perfil:
https://tradestories.pt/user/afonso-l

Como a pessoa pode fechar a conta ou ter aqui outras contas deixo o NIB do burlão Luís Afonso:
Luís Afonso
Pt50 003502820000668833012

Não comprem a quem vos der este NIB para pagamento!
Cbruno Sex, 2023-04-21 15:00
Boa tarde,
Alguém conhece este perfil: bourbon-de-gergelim?
É membro há mais de 2 anos, nunca vendeu nenhum livro, sem comentários e tem uma fotografia de desenho animado. Sempre tive boas experiências aqui no Trade mas todo o cuidado é pouco e, por isso, gostava de saber se alguém tem alguma informação negativa acerca deste vendedor? Não aprecio não ver uma fotografia sem imagem ou uma com um boneco. Não percebo se as pessoas têm algo a esconder. Obrigada.
Cbruno Sex, 2023-04-21 15:17
Após ler os variadíssimos comentários, chego à mesma conclusão de sempre: pagar com Mbway nunca! Através de mbway não têm meios de denunciarem, através de NIB sim; embora seja também possível ser burlado através de transferência bancária. Quando tenho dúvidas, peço o envio registado. Acrescento ainda que existem neste país milhares de pessoas que foram burladas através de mbway. Eu não tenho nem quero...é um método de pagamento nada fiável; aliás, a Polícia Judiciária está fartinha de avisar para terem muito, muito cuidado com este método de pagamento. Quanto a mim, parece-me ridículo, existirem pessoas que preferem vender e só aceitam o o Mbway para fazerem as suas vendas. Oxalá que nunca se venham a arrepender...pois as burlas não acontecem só aos outros, também nos podem bater à porta! Boas vendas e boas compras!...