A história da PIDE.

Clica na imagem para veres mais fotos do livro.

Este livro está na lista de favoritos de 2 utilizadores.

A história da PIDE.
Autor(a)
Irene Flunser Pimentel.
Editora
Círculo de Leitores.
Género Literário
Autores Portugueses
Biografia
LGBTQIA+
Plano Nacional de Leitura
Religião
Desenvolvimento pessoal
Distopia
Drama
Histórico
Jovem Adulto
Livros Escolares
Livros práticos
Não ficção
Policial ou Thriller
Outro
Sinopse

LIVRO:

-A história da PIDE, de Irene Flunser Pimentel. 
Edição Círculo de Leitores.
1° edição, 2007.
Tem 575 páginas, conta com dezenas de outras páginas extra texto de fotos, gráficos e gravuras. 

Sinopse 
Um importante trabalho sobre a nossa história mais recente, a levar-nos aos calabouços da PIDE, aos meandros do poder político, ao lado mais negro da ditadura. A Polícia Internacional de Defesa do Estado (PIDE), criada em 1945, a partir da Polícia de Vigilância e Defesa do Estado (PVDE, 1933-1945), e a sua sucessora, Direção Geral de Segurança (DGS), instituída em 1969, constituíram a polícia política do regime ditatorial que vigorou em Portugal até 1974.
A PIDE/DGS serviu, por um lado, para intimidar e, deste modo, prevenir a contestação pública ao regime e, por outro lado, para destruir toda a oposição organizada contra o Estado Novo.
Na presente obra analisa-se a forma como a polícia política reprimiu todos aqueles que revelavam qualquer dissidência social, política e até religiosa; como se estruturava e quais eram os seus método; quantos e quem foram os detidos políticos; como era a vida nas prisões da PIDE/DGS e o julgamento político nos tribunais plenários; quais eram as relações entre a polícia política e o aparelho judicial político; e, por fim, descreve a forma como a DGS soçobrou no dia 25 de abril de 1974.

A autora no lançamento da obra, comenta o seguinte:
"Sou de uma geração que viveu o tempo da PIDE. Era algo que gostava de perceber melhor para ajudar a eliminar os mitos e ver como funcionava. O que mais me surpreendeu nesta investigação foi a quantidade de informadores com que a antiga polícia política do Estado Novo podia contar. Na verdade nunca se chegará a saber o número exacto já que parte significativa desses registos foi destruída.
É um lado impressionante da sociedade portuguesa que por si só merecia um trabalho de investigação. Acho que ainda não fez o luto desta realidade".

*EXEMPLAR EM MUITO BOM ESTADO. 

Idioma
Português
Preço
12.00€
Quero comprar
Sobre o/a vendedor/a

Carlos Lopes

Tempo de resposta: Até 12 horas

Métodos de pagamento: Transferência bancária.