Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
LIVRO:
Obra em francês de finais do séc XIX, não tem páginas marcadas (são mais de 200), também não tem data.
Tem capa dura, creio que é uma das primeiras com encadernação editorial.
Formato oblongo com 35cm x 28cm.
Fotografias a preto e branco.
-Le Panorama: Paris s’amuse (também referida como Paris qui s’amuse) foi uma publicação ilustrada francesa do final do século XIX. Famosa por documentar a vida noturna e a cultura da Belle Époque em Paris.
Diferente de um jornal tradicional, ou de outra tevista, era uma série de fascículos, em formato horizontal (oblong) focada apenas em fotografia de entretenimento.
A revista funcionava como um "panorama" visual da cidade, referia o ambiente louco da Vida Noturna: Teatros, cabarés como o Moulin Rouge e cafés-concerto.
Aparecem muitas fotos com artistas de circo, os "nobres mais foliões", de atrizes famosas, bailarinas, muitas personalidades da época, de mulheres em posses sensuais, ou homens de figura caricata.
Tudo servia para as oportunistas objectivas dos afamados fotógrafos, que embelezaram estas páginas, desde cenas de rua até à rotina íntima da mulher parisiense ("La journée de la Parisienne").
Começou a ser publicada em 1890 pela editora Ludovic Baschet, um editor influente no meio artístico parisiense. Os números eram lançados pela Librairie d'art, consolidando-se como uma coleção de luxo para a época.
A revista utilizava imagens de estúdios lendários como o de Nadar e o Reutlinger Studio, conhecidos por retratar a alta sociedade e artistas com um estilo sofisticado (todas as fotos têm o selo do estúdio).
*EXEMPLAR manuseado em bom estado.
**RARO.