A Regeneração Fontes Pereira de Melo (Subsídios para a história da sua vida, obra, factos, amores e aventuras).

Clica na imagem para veres mais fotos do livro.

Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!

A Regeneração Fontes Pereira de Melo (Subsídios para a história da sua vida, obra, factos, amores e aventuras).
Autor(a)
Eduardo de Noronha.
Género Literário
Autores Portugueses
Biografia
Plano Nacional de Leitura
Desenvolvimento pessoal
Drama
Histórico
Jovem Adulto
Livros Escolares
Livros práticos
Não ficção
Outro
Sinopse


LIVROS:

PRIMEIRO VOLUME
-A Regeneração Fontes Pereira de Melo (Subsídios para a história da sua vida, obra, factos, amores e aventuras) de Eduardo de Noronha.
Profusamente ilustrado com gravuras, retratos e fac simile de documentos.
Edição Companhia Portugueza.
1º edição, 1926, Porto.
Tem 348 páginas, prolifica e proficuamente ilustradas com fotos e gravuras a p/b.
Encadernação editorial em bom estado.

SEGUNDO VOLUME
-Fontes Pereira de Melo e seus colaboradores (complemento do livro A Regeneração mais subsídios para a história da política portugueza do século XIX), de Eduardo de Noronha.
Edição Companhia Portugueza.
1º edição, 1926, Porto.
Tem 298 páginas.
Encadernação editorial em bom estado.
Retirado da introdução:
Rasão de ser d`este estudo
Fontes Pereira de Mello ocupou no partido Regenerador um logar semelhante ao de uma estrella de primeira grandesa - ao de um sol - n´um systema planetario bem definido. Em volta gravitaram outras estrelas de luz mais ou menos intensa - os seus collaboradores. Foram muitos e dos mais illustres, é d´elles que vou tratar n´este rapido bosquejo, que procuro dotar da maior somma de elementos valiosos, sem esquecer a figura principal.
Lisboa, Março, 1926. 
Eduardo de Noronha

*EXEMPLARES EM MUITO BOM ESTADO, editados em principio do ano 1926.
**Obra rara.

António Maria de Fontes Pereira de Melo (Santa Isabel, Lisboa, 8 de setembro de 1819  Mercês, Lisboa, 22 de janeiro de 1887) foi um dos principais políticos portugueses da segunda metade do século XIX. Era filho de João de Fontes Pereira de Melo que foi governador de Cabo Verde por duas vezes. António Maria de Fontes Pereira de Melo nunca foi governador de Cabo Verde mas foi eleito deputado pelas ilhas, o que foi o primeiro passo para uma brilhante carreira política.

Depois de um período de agitação política que marcou a primeira metade do século XIX, teve início em 1851 uma nova etapa da monarquia constitucional portuguesa. Esse período foi chamado Regeneração, pois os governos tentaram recuperar o atraso em que Portugal vivia em relação a outros países da Europa, através da modernização da administração e do desenvolvimento económico do país. No primeiro governo da Regeneração foi criado um novo ministério, o das Obras Públicas, do qual Fontes Pereira de Melo se encarregou.

Fontes Pereira de Melo aumentou o número de estradas, construiu o primeiro troço dos caminhos-de-ferro, que ligava Lisboa ao Carregado (hoje, parte da Linha do Norte), iniciou a construção de outros dois caminhos-de-ferro (Vendas Novas e Sintra) e montou a primeira linha telegráfica. Além dessas obras, iniciou a revolução dos transportes e das comunicações inaugurando carreiras regulares de barcos a vapor, os serviços postais e as redes telefónicas. A sua promoção das obras públicas ficou conhecida como o Fontismo.
Wikipédia

Idioma
Português
Preço
60.00€
Quero comprar
Sobre o/a vendedor/a

Carlos Lopes

Tempo de resposta: Até 12 horas

Métodos de pagamento: Transferência bancária.