Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Livro:
-A velhice do padre eterno, de Guerra Junqueiro.
Aguarelas de Leal da Câmara.
Prefácio à segunda edição (Fragmento inédito) por Guerra Junqueiro.
Segunda edição ilustrada, s/d.
Edição Livraria Chardron de Lello & Irmãos.
Tem 266 páginas, contém inumeras ilustrações de Leal da Câmara.
Encadernação em excelente estado, com gravação a ouro na lombada.
*EXEMPLAR EM EXCELENTE ESTADO.
Sinopse
Esta segunda edição, é diferente da primeira pois tem um prefácio do autor, algo que os editores fazem destaque em uma "Nota" e diz o seguinte:
NOTA
As páginas póstumas de Guerra Junqueiro que hoje lançamos à publicidade pertenciam ao prefácio que o grande poeta se comprometera a escrever para a segunda edição de A velhice do padre eterno - e que, na realidade escreveu. Só entregou, porém, ao primeiro editor deste livro, Joaquim Antunes Leitão, o original que compramos quando adquirimos a propriedade da obra presente e que, por sinal, chegou a ser composto, tendo Guerra Junqueiro feito a revisão das provas tipográficas.
A parte restante, que era esplêndida de sarcasmo e que foi lida pelo poeta, certa noite, na redacção do antigo jornal Republicano, O Norte, a um grupo de amigos, desapareceu por completo, sendo muito provável com o seu autor a tivesse inutilizado depois da crise profunda porque o seu espírito passou nos últimos anos em que viveu e que tamanha influência havia de exercer na sua sensibilidade, na sua inteligência e, por isso mesmo, na sua arte. Reimprimindo agora A Velhice do Padre Eterno, pareceu-nos que não tínhamos o direito de conservar sequestrado ao conhecimento do público um documento literário importante para o estudo da crítica e para a reconstituição artística de uma personalidade eminente, que na história da literatura nacional ocupa um "logar tam elevado". É por essa razão que o publicamos.
1926
Os editores
*Exemplar em excelente estado.
**Tenho disponível a 1 edição desta obra (não tem o "distinto prefácio"), em caso de interesse envio fotos e dados.