Este livro está na lista de favoritos de 2 utilizadores.
Hoje a profissão de jornalista está ameaçada por diversos lados: por uma crise económica que muitas vezes coloca em causa a independência das redacções; por fontes hegemónicas que querem tomar de assalto o espaço mediático; por quadros legais que desamparam o jornalista na sua procura de informação. As redacções sentem tudo isto, como documentam os depoimentos que pedimos a 100 jornalistas portugueses. Trata-se da primeira vez que um livro reúne tantos e tão importantes depoimentos.
Neste contexto, enquanto cidadãos, temos a obrigação de colocar no espaço público as linhas vermelhas que frequentemente são violadas. Esse debate, urgente, está por fazer. Todavia, a hora não é para discursos fúnebres, mas para olhar de frente as dificuldades, encarando-as como uma oportunidade para instituir uma nova fase na profissão.
Neste livro, enunciamos alguns problemas que afetam a profissão e apontamos caminhos alternativos, desfiando os jornalistas a reinventarem processos produtivos de notícias e a se reinventarem enquanto profissionais. Para que o jornalismo tenha futuro.
- Autora: Felisbela Lopes
- Características: 200 pgs | 978-989-622-768-5 | 14x22
- Data de Publicação: 05-2015