Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
A Educação Ateniense, de Jean-Jacques Barthélemy, foi publicada em Portugal pela Editorial Inquérito, Lisboa, s/d, com tradução e notas de F. J. Cardoso Júnior. Esta publicação está integrada na coleção “Cadernos Culturais Inquérito” (n.º 40; série D, n.º 4), dirigida por Eduardo Salgueiro.
Jean-Jacques Barthélemy (1716-1795) foi arqueólogo, escritor, numismata e discípulo dos Oratorianos, antes de ingressar nos Jesuítas. Chegou a ser preso na sequência dos acontecimentos da Revolução Francesa, mas acabou por ser nomeado conservador da Biblioteca Nacional de Paris, em 1793.
O livro A Educação Ateniense é, na verdade, um excerto da obra maior de Barthélemy, Viagem do Jovem Anacársis à Grécia (Voyage du jeune Anacharsis en Grèce, no original), publicada em 1788. A Editorial Inquérito publicou outros excertos desta obra na mesma época, como Vida Religiosa dos Gregos.
O livro teve uma primeira edição portuguesa em 1940 e uma segunda edição posteriormente. Ambas estão há muito esgotadas. Trata-se, por isso, de uma obra antiga e de interesse histórico no contexto das publicações sobre a Antiguidade Clássica em Portugal.
- Encadernação: capa mole
- Ano: s/d (2.ª ed.)
- Páginas: 78
- Dimensões: 18,9 x 12,2 cm
- Exemplar com cadernos ainda por abrir