Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Eurico Figueiredo em No Reino de Xantum: Os Jovens e o Conflito de Gerações, parte da investigação empírica, da análise literária, do aprofundamento da psicanálise e da psicologia do desenvolvimento, para defender a tese da universalidade do conflito de gerações como invariância psicológica cuja normal e habitual superação permite fundamentar uma teoria psicológica complementar da lei antropológica da proibição do incesto.
Eurico Figueiredo (Vila Real, 1939) é professor catedrático de Psiquiatria aposentado pela Universidade do Porto. Publicou livros na área de convergência da psicanálise e da psicologia com a cultura e os valores.
Como deputado distinguiu-se sobretudo no combate à Lei de Segurança Interna, tornou irrecusável o debate sobre alternativas ao proibicionismo na área da toxicodependência, combateu o Plano Hidrológico Espanhol, foi o primeiro e principal protagonista na luta pela suspensão da barragem de Foz Coa. Fundou o movimento "Portugal Plural", a favor da regionalização, que se evidenciou no debate que precedeu o referendo.
Devido à ação marcante que teve nas lutas estudantis dos anos sessenta, viveu longos anos exilado na Suíça. Foi-lhe concedida a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade.
- Encadernação: capa mole c/ badanas
- Ano: 1985
- Páginas: 223
- Dimensões: 20,8 x 15 cm