Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
A Psicologia Contemporânea, de Fernand-Lucien Mueller, foi editada pelas Publicações Europa-América, em 1964, integrada na Coleção Saber (n.º 58).
Como é que o homem, dotado de razão e de critérios de valor – estéticos, morais e lógicos –, emerge do mundo biológico? Hoje, como ontem, o aparecimento da consciência refletida constitui o acontecimento fundamental e irredutível. É no estranho poder de ser ao mesmo tempo «sujeito e objeto» que se centra o princípio originário da humanidade e da sua história.
Embora o estudo do psiquismo humano sempre tenha interessado o homem, foi há relativamente pouco tempo que a psicologia se constituiu como ciência autónoma, libertando-se da tutela da filosofia, a que desde o início se encontrava ligada. De então para cá, um longo caminho foi percorrido e várias perspetivas discordantes ou simplesmente complementares se abriram no campo da investigação psicológica.
Fernand-Lucien Mueller, docente na Universidade de Genebra e autor de uma excelente História da Psicologia, esclarece neste livro a situação da psicologia contemporânea, fazendo o ponto sobre o estado de evolução desta ciência. Nele vamos encontrar, ao lado das correntes que poderíamos chamar clássicas, as achegas da psicanálise e as reivindicações de uma psicologia filosófica emergentes dos trabalhos de Bergson, Husserl, Sartre e Merleau-Ponty.
Esgotado no editor desde há vários anos, A Psicologia Contemporânea é um instrumento de trabalho precioso para os estudantes, para além de constituir uma síntese clara e precisa para todos os leitores voltados para as ciências humanas.
- Encadernação: capa mole
- Ano: 1964
- Páginas: 288
- Dimensões: 18 x 11,5 cm