O Paradigma Perdido: A natureza humana

Clica na imagem para veres mais fotos do livro.

Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!

O Paradigma Perdido: A natureza humana
Autor(a)
Edgar Morin
Editora
Publiações Europa-América
Género Literário
Não ficção
Outro
Sinopse

“Em contraste com uma antropologia que opõe a natureza e cultura, mostra-se aqui que a chave da cultura se encontra na nossa natureza e que a chave da nossa natureza se encontra na cultura.

Em contraste com uma antropologia que se limita unicamente às sociedades arcaicas, procura-se aqui o homem através dos seus múltiplos "nascimentos", desde as suas origens (hominização) até ao seu devir contemporâneo.

Em contraste com uma antropologia que apenas encara o homo dito sapiens sob os traços unidimensionais de um técnico racional, enquanto os seus predecessores, e não ele, elaboraram o utensílio, a linguagem, a cultura, demonstra-se aqui que o homem fornece ao mundo o mito, a magia, a imoderação, a desordem, e que a sua originalidade profunda consiste em ser um animal dotado de despropósito.

Em contraste com uma antropologia que oscila entre uma unidade sem diversidade e uma diversidade sem unidade, procura-se estabelecer aqui como o princípio de unidade contém o princípio de diversidade e de evolução.

Para além do biologismo, concepção estreita e hermética da vida, e do antropologismo, concepção insular e sobrenatural do homem, propõe-se aqui uma teoria aberta da natureza humana, baseada na ideia de auto-organização e numa lógica da complexidade. Esta teoria abre-se não só para a "lógica do vivo", mas também para os problemas fundamentais de uma política do homem.”

Edgar Morin

 

  • Encadernação: capa mole
  • Ano: 1973
  • Páginas: 222
  • Dimensões: 20,6 x 14 cm
Idioma
Português
Preço
7.00€
Estado do livro
Muito bom estado, sem anotações, sublinhados, dobras, marcas, nem assinatura de posse.
Portes Incluídos
Quero comprar
Sobre o/a vendedor/a

leonorvsousa

Tempo de resposta: Até 12 horas

Métodos de pagamento: MBway ou transferência bancária.