Este livro está na lista de favoritos de 3 utilizadores.
Obra rara, antigidade, de 1984
Em estado como novo, mas com marcas do tempo no envelhecimento do papel da capa
Considerado um dos seus escritos de juventude, Vita Nova terá sido escrito entre 1291 e 1293 em Florença, terra natal de Dante Alighieri. Autobiográfica, a obra intercala verso e prosa, narração e contemplação, lirismo e memória, soneto e balada, alegoria e sensualidade, erotismo e religiosidade, muito ao sabor do dolce stil nuovo - e será uma das obras mais influentes no lirismo posterior.
O motivo central do livro é a paixão do autor por Beatriz Portinari, desde os nove anos - e o reencontro nove anos depois, aos dezoito -, até que a vida os separa prematuramente. A linguagem é inovadora para a época, a forma como Dante celebra o amor e os seus mistérios e tragédias é uma nova forma de tratar o mais nobre dos temas da poesia, e a figura de Beatriz é simultaneamente símbolo metafísico, sexual e místico.
No ano em que se assinalam os 700 anos da morte de Dante Alighieri, o maior dos poetas italianos e um dos nomes centrais do cânone ocidental e da nossa tradição literária, a Quetzal reedita a premiada tradução de Vasco Graça Moura, há muito esgotada - e em versão bilingue.
DETALHES
A Vida Nova de Dante Alighieri
Editor: Guimarães Editores
Encadernação: Capa mole
Páginas: 91