Como evitar burlas

Como evitar burlas

Dicas para fazeres uma transação segura
como evitar burlas

Como todos sabem, a Trade Stories funciona apenas como Marketplace e as transações de compra e venda de livros são baseados, acima de tudo, na confiança entre os utilizadores. Acontece que, como em todo lado, existem pessoas com má vontade e que utilizam este tipo de plataformas para enganar e extorquir dinheiro dos utilizadores que vão encontrando pelo caminho. Se foste vítima de alguma burla (dentro ou fora da plataforma) aconselhamos sempre a fazeres queixa na polícia com os dados que tiveres disponíveis (telemóvel, nome, etc).

Mas é possível combater estas burlas? Como é que as identificamos? Nenhuma compra desta natureza é 100% segura mas existem algumas ferramentas no site (e não só) que nos podem ajudar a identificar uma situação suspeita e desde logo tomar medidas para não avançar com a compra e denunciar o ladrão.

Seguem abaixo algumas dicas:

  • Verifica os comentários no perfil. Na página do utilizador, em baixo, existe uma secção de feedback. Deves verificar sempre se existe algum comentário.
     
  • Se existirem comentários, verifica também o perfil dos utilizadores que os fizeram (podem estes também ter sido criados apenas para despiste).
     
  • Verifica há quanto tempo o utilizador se registou na plataforma. Na página do utilizador, por baixo da foto de perfil existe essa informação. Procura por "MEMBRO HÁ".
     
  • Ausência de fotografia de perfil, descrição ou redes sociais também podem ser indicativos.
     
  • Verifica se o livro é uma novidade ou de algum autor mais procurado (ex: Colleen Hoover). Os ladrões usam como “isco” estes livros mais “na moda”.
     
  • Procura a fotografia do livro na própria plataforma ou em outras plataformas de segunda mão. Claro que qualquer pessoa pode vender o mesmo livro em várias plataformas e ser legítimo, mas sendo assim, envia uma mensagem e pergunta se o livro que está na Trade Stories também lhe pertence.
     
  • Pede mais fotos do livro e se quiseres mesmo confirmar, pede videos.
     
  • Não te deixes enganar pelo número de livros vendidos. É possível criar livros e marcá-los como vendidos mesmo sem os vender. Se o perfil tiver muitos livros vendidos e nenhum comentário, desconfia.
     
  • Verifica se o discurso é coerente.
     
  • Pede o envio por correio registado (uma opção mais cara).
     
  • Pede para entregar em mãos.
     
  • Pede transferência bancária em vez de Mbway, uma vez que é mais fácil de denunciar.

 

São várias as dicas que te podem ajudar a desmascarar um burlão. Claro que nem todas têm de ser verdadeiras para que um utilizador seja sério e legítimo, mas dificilmente um burlão consegue cumprir com tudo isto.

Se desconfiares de algum utilizador, para além de denunciares, não hesites em colocar um comentário no perfil para que outras pessoas possam ser avisadas o mais depressa possível.

Se tiveres mais alguma dica escreve aqui em baixo, nos comentários.

Vamos acabar com as burlas na plataforma de uma vez por todas!

Comentários

SIFerreira Qui, 2023-01-12 10:10
Em dois anos, com tantas compras e trocas fiz, fui incrivelmente enganada, borlada em 16 €. Não consigo entender, aceitar que possam existir pessoas sem valores, sem princípios . A utilizadora Saramesq56 devia deixar de existir com conta nesta digníssima plataforma. Gastei o dinheiro que me tinham dado no natal. Fiquei muito triste, ainda para mais eram para serem assinados como oferta pela minha madrinha. Enfim!
Niel_Tomodachi Qui, 2023-01-12 10:41
Informação muito importante para todos!!! Mais uma vez de parabéns!!!

Desde o início que uso o Trade Stories e felizmente nunca fui enganado, tenho sempre atenção aos vendedores e tenho encontrado gente espetacular e honesta.
d.t.basilio@gm… Qui, 2023-01-12 13:44
Ja compro no Trade Stories há já algum tempo e até hoje sempre tive sorte. Mas nunca estamos livres que aconteça a burla.
CristinaCosta Qui, 2023-01-12 19:48
Em primeiro lugar, parabéns pela plataforma! Só cá estou desde Agosto, mas, felizmente, a minha experiência tem sido muito positiva. Tanto nas compras como nas vendas. Comunicações e negócios educados, claros e sem malícia. Excepto um... Ia escorregando, sim, mas travei a tempo. Mas lá está, foi um sinal para manter o olhar atento 😉 Bom ano para todos! E boas leituras!
livroscomasas Sex, 2023-01-13 14:48
Já utilizo a plataforma Trade Stories há dois anos e nunca tive problemas. Fiz vendas, compras e trocas e sempre correu bem. Parabéns pelo esforço de manter esta plataforma e de estar sempre a melhorar 😊
livroscomasas Sex, 2023-01-13 14:48
Já utilizo a plataforma Trade Stories há dois anos e nunca tive problemas. Fiz vendas, compras e trocas e sempre correu bem. Parabéns pelo esforço de manter esta plataforma e de estar sempre a melhorar 😊
artandbooks Sáb, 2023-01-14 15:42
Adoro utilizar a Trade Stories. Já comprei e já vendi muitos livros e até hoje não tenho nada a reclamar e nunca tive reclamações. Desde que sejamos todos honestos as coisas funcionam muito bem!
Boas leituras :)
marianacorreia… Sáb, 2023-01-14 22:55
https://t.me/pump_upp - best crypto pumps on telegram
Make 1000% and more within 1 day, join channel @pump_upp !
Caeiro Seg, 2023-01-16 00:45
Só fui enganado uma vez e, pelos vistos, por um perfil que tem outras queixas: Saramesq56.
Mandei mail ao TradeStories para me queixar e lamento, não só que o perfil continue activo, como o livro que paguei se mantenha à venda e, pior, não haja hipótese de escrever um feedback negativo nesse perfil, para alertar outros utilizadores do TradeStories.
Fora isso, parabéns pela plataforma. Descontando esta excepção, tem sido uma óptima experiência .
FilipaPalma Seg, 2023-01-16 14:34
Obrigada por todas as dicas.
Também já comprei muitas vezes e felizmente sempre correu tudo bem.
Mas podia não ter sido pois a utilizadora Saramesq56 também pôs um livro à venda que achei o valor muito baixo, ainda perguntei se estava disponível mas não respondi mais porque achei bastante estranho e no fundo a minha intuição estava correta.
Mas penso que o perfil já não está ativo-

Obrigada por esta plataforma maravilhosa.
AstBee Ter, 2023-01-17 06:04
Excelentes dicas, obrigada! Uso a plataforma há quase 2 anos, já comprei vários livros e correu sempre tudo muito bem, graças a Deus. Acho que sou melhor compradora do que vendedora 😂 e também já fiz 2 trocas. Correu sempre bem.

Estou muito satisfeita com o Trade Stories 🙏🏻 Obrigada pelo vosso cuidado para connosco utilizadores.
Rendocas Ter, 2023-01-17 13:22
Confirmo a burla de saramesquita56. Pelos vistos , habituada às burlas.
Rendocas Ter, 2023-01-17 13:22
Confirmo a burla de saramesquita56. Pelos vistos , habituada às burlas.
Rendocas Ter, 2023-01-17 13:23
Confirmo a burla de saramesquita56. Pelos vistos , habituada às burlas.
JaninaRibeiro Qua, 2023-01-18 09:46
Bom dia.
Também só fui burlada pela utilizadora Saramesq56. Serviu de lição. Por 10€. Custa-me a aceitar que existem pessoas assim mas infelizmente o mundo está assim.
Joana F Santos Qua, 2023-01-18 11:36
Nunca fui burlada no tradestories, felizmente, e os compradores foram sempre muito simpáticos também. Continuem o bom trabalho
jasnuno Qua, 2023-01-18 16:28
boa tarde, sou vendedor aqui no site faz algum tempo, ainda não comprei nada e não fazia ideia deste tipo de pessoas que se aproveitam para burlar, a generalidade das pessoas que me contactam têm terminado o negócio, mesmo que por vezes seja necessário descer um pouco o valor do livro, nem todos dão feedback e alguns preferem o envio à cobrança (noutra plataforma já tive alguns dissabores, envio as coisas que depois são devolvidas e perco tempo, e o dinheiro dos gastos de envio, mas felizmente aqui tem corrido bem), desejo a todos boas vendas e boas compras. Nuno
Sara Cristina Qua, 2023-01-18 23:37
Olá, ao longo de cerca de 2 anos comprei e vendi livros na Trade Stories, correu sempre tudo bem, e todas as pessoas com quem tive oportunidade de interagir foram sempre muito corretas e honestas. Parabéns à criadora e gestora desta plataforma.
Maria Cardoso Qui, 2023-01-19 10:20
Utilizo esta página há algum tempo, já comprei e vendi vários livros e a maior parte das experiências que tive foram bastante positivas. Pessoas simpáticas, prestáveis, envios rápidos e em condições impecáveis.
Mas, além de algumas outras, também confirmo uma tentativa de burla recente por parte do perfil Saramesq56. Livro publicado a um preço muito baixo, envio do NIB para que eu efetuasse a transferência (que não fiz, porque desconfiei) e deixou de responder às mensagens.
__sofia.jacinto Qui, 2023-01-19 21:56
Muito obrigada por esta iniciativa. Por sorte nunca fui burlada na plataforma e so tenho tido boas experiencias, mas nunca é demais ficar atenta. Obrigada de novo!
vaniacidade Sáb, 2023-01-21 10:45
Já fiz imensas transações através do tradestories, tanto compras como vendas e nunca tinha sido burlada. Até este mês de Janeiro... pelo mesmo utilizador que já vi aqui queixas: Saramesq56.
Foram 25 euros.
Espero não me voltar a cruzar com gente desta!
JoanaGC Sáb, 2023-01-21 13:36
Eu confesso que utilizo a plataforma mais para vender que comprar e com excepção de uma pessoa,cujo livro não veio devolvido mas a pessoa afirmou não ter recebido (pelo que lhe devolvi de o valor recebido), nunca tive problemas.
Obrigada pelo Trade Stories, super recomendo.
beapository Sáb, 2023-01-21 18:49
Em Agosto do ano passado, infelizmente fui burlada quando tentava comprar "Corte de Espinhos e Rosas". Consegui contactar com a equipa do Trade Stories via instagram e acabou-se por descobrir algumas pessoas que foram burladas pela mesma pessoa... pelo mesmo livro. Por favor, tenham cuidado.
mchaica Ter, 2023-01-24 08:46
Fornecer o NIB/IBAN é extremamente perigoso. Fornecia várias vezes o meu IBAN até ser surpreendido por um débito directo efectuado numa compra online fora da União Europeia.
Reclamei e depois de vários dias de trabalho perdidos e dores de cabeça, consegui reverter a situação junto do Banco, onde fui informado que casos desses sucedem quase todos os dias.
Fui aconselhado pelo banco a nunca divulgar o meu IBAN, pois para além desses burlas, o mesmo pode ser associado como "ilusionista" em casos de tráfegos.
Logo, o meio de pagamento mais fiável é o MBway ou em dinheiro cara-a-cara.
Pessoalmente recuso-me a vender sem ser por mbway.
marina.ferreira20 Ter, 2023-01-24 12:26
Após ler estas mensagem percebi que eu também fui burlada pela utilizadora Saramesq56 no valor de 10€. Perdi o meu € mas serviu-me de lição. Agora pensarei 2x antes de comprar algo a pessoa individual e pedir mais provas antes do pagamento. Paguei via mbway.
Maria Saraiva … Qui, 2023-01-26 10:51
Obrigada pelo cuidado. Mas por favor considerem fazer uma app. Esta plataforma é tão lenta e pouco friendly que me detenho de cá vir embora eu seja fã dos seus conteúdos e comunidade. App para quando? Please!
Maria Saraiva … Qui, 2023-01-26 10:52
Obrigada pelo cuidado. Mas por favor considerem fazer uma app. Esta plataforma é tão lenta e pouco friendly que me detenho de cá vir embora eu seja fã dos seus conteúdos e comunidade. App para quando? Please!
são grade Seg, 2023-01-30 14:41
sou membro do Tradestories há 1 ano e pouco e sou essencialmente vendedora .
Escolhi ser paga por MBWAY pois não gosto/ tenho receio de fornecer o meu NIb a desconhecidos e até há umas semanitas ninguém me tinha questionado esta forma de pagamento.
No entanto recentemente , têm-me pedido que o pagamento seja feito por transferência ou então não estão interessados. Penso que tem a ver com o conselho do Tradestories.
Confesso que não vendi vários livros por não ter aceite este pagamento mas agora começo a render-me, mesmo sentindo-me muito insegura quanto ao facto de desconhecidos terem acesso ao meu número de conta...
Haverá alguma forma de melhorar a segurança do pagamento dos livros, quer para o comprador quer para o vendedor?