Como todos sabem, a Trade Stories funciona apenas como Marketplace e as transações de compra e venda de livros são baseados, acima de tudo, na confiança entre os utilizadores. Acontece que, como em todo lado, existem pessoas com má vontade e que utilizam este tipo de plataformas para enganar e extorquir dinheiro dos utilizadores que vão encontrando pelo caminho. Se foste vítima de alguma burla (dentro ou fora da plataforma) aconselhamos sempre a fazeres queixa na polícia com os dados que tiveres disponíveis (telemóvel, nome, etc).
Mas é possível combater estas burlas? Como é que as identificamos? Nenhuma compra desta natureza é 100% segura mas existem algumas ferramentas no site (e não só) que nos podem ajudar a identificar uma situação suspeita e desde logo tomar medidas para não avançar com a compra e denunciar o ladrão.
Seguem abaixo algumas dicas:
- Verifica os comentários no perfil. Na página do utilizador, em baixo, existe uma secção de feedback. Deves verificar sempre se existe algum comentário.
- Se existirem comentários, verifica também o perfil dos utilizadores que os fizeram (podem estes também ter sido criados apenas para despiste).
- Verifica há quanto tempo o utilizador se registou na plataforma. Na página do utilizador, por baixo da foto de perfil existe essa informação. Procura por "MEMBRO HÁ".
- Ausência de fotografia de perfil, descrição ou redes sociais também podem ser indicativos.
- Verifica se o livro é uma novidade ou de algum autor mais procurado (ex: Colleen Hoover). Os ladrões usam como “isco” estes livros mais “na moda”.
- Procura a fotografia do livro na própria plataforma ou em outras plataformas de segunda mão. Claro que qualquer pessoa pode vender o mesmo livro em várias plataformas e ser legítimo, mas sendo assim, envia uma mensagem e pergunta se o livro que está na Trade Stories também lhe pertence.
- Pede mais fotos do livro e se quiseres mesmo confirmar, pede videos.
- Não te deixes enganar pelo número de livros vendidos. É possível criar livros e marcá-los como vendidos mesmo sem os vender. Se o perfil tiver muitos livros vendidos e nenhum comentário, desconfia.
- Verifica se o discurso é coerente.
- Pede o envio por correio registado (uma opção mais cara).
- Pede para entregar em mãos.
- Pede transferência bancária em vez de Mbway, uma vez que é mais fácil de denunciar.
São várias as dicas que te podem ajudar a desmascarar um burlão. Claro que nem todas têm de ser verdadeiras para que um utilizador seja sério e legítimo, mas dificilmente um burlão consegue cumprir com tudo isto.
Se desconfiares de algum utilizador, para além de denunciares, não hesites em colocar um comentário no perfil para que outras pessoas possam ser avisadas o mais depressa possível.
Se tiveres mais alguma dica escreve aqui em baixo, nos comentários.
Vamos acabar com as burlas na plataforma de uma vez por todas!
Comentários
Desde o início que uso o Trade Stories e felizmente nunca fui enganado, tenho sempre atenção aos vendedores e tenho encontrado gente espetacular e honesta.
Boas leituras :)
Make 1000% and more within 1 day, join channel @pump_upp !
Mandei mail ao TradeStories para me queixar e lamento, não só que o perfil continue activo, como o livro que paguei se mantenha à venda e, pior, não haja hipótese de escrever um feedback negativo nesse perfil, para alertar outros utilizadores do TradeStories.
Fora isso, parabéns pela plataforma. Descontando esta excepção, tem sido uma óptima experiência .
Também já comprei muitas vezes e felizmente sempre correu tudo bem.
Mas podia não ter sido pois a utilizadora Saramesq56 também pôs um livro à venda que achei o valor muito baixo, ainda perguntei se estava disponível mas não respondi mais porque achei bastante estranho e no fundo a minha intuição estava correta.
Mas penso que o perfil já não está ativo-
Obrigada por esta plataforma maravilhosa.
Estou muito satisfeita com o Trade Stories 🙏🏻 Obrigada pelo vosso cuidado para connosco utilizadores.
Também só fui burlada pela utilizadora Saramesq56. Serviu de lição. Por 10€. Custa-me a aceitar que existem pessoas assim mas infelizmente o mundo está assim.
Mas, além de algumas outras, também confirmo uma tentativa de burla recente por parte do perfil Saramesq56. Livro publicado a um preço muito baixo, envio do NIB para que eu efetuasse a transferência (que não fiz, porque desconfiei) e deixou de responder às mensagens.
Foram 25 euros.
Espero não me voltar a cruzar com gente desta!
Obrigada pelo Trade Stories, super recomendo.
Reclamei e depois de vários dias de trabalho perdidos e dores de cabeça, consegui reverter a situação junto do Banco, onde fui informado que casos desses sucedem quase todos os dias.
Fui aconselhado pelo banco a nunca divulgar o meu IBAN, pois para além desses burlas, o mesmo pode ser associado como "ilusionista" em casos de tráfegos.
Logo, o meio de pagamento mais fiável é o MBway ou em dinheiro cara-a-cara.
Pessoalmente recuso-me a vender sem ser por mbway.
Escolhi ser paga por MBWAY pois não gosto/ tenho receio de fornecer o meu NIb a desconhecidos e até há umas semanitas ninguém me tinha questionado esta forma de pagamento.
No entanto recentemente , têm-me pedido que o pagamento seja feito por transferência ou então não estão interessados. Penso que tem a ver com o conselho do Tradestories.
Confesso que não vendi vários livros por não ter aceite este pagamento mas agora começo a render-me, mesmo sentindo-me muito insegura quanto ao facto de desconhecidos terem acesso ao meu número de conta...
Haverá alguma forma de melhorar a segurança do pagamento dos livros, quer para o comprador quer para o vendedor?